sábado, 1 de junho de 2013

LIÇÕES DO HEBRAICO ANTIGO: "TESHUVAH/RETORNAR"

Shalom, chaverim v'chaverot!

Esta série explora as origens semitas das Escrituras Sagradas, através de preciosíssimas lições do hebraico antigo.

Neste episódio aprenderemos sobre a palavra "Teshuvah" (תשובה).

Espero que apreciem!


fonte: http://kol-hatorah.org/

5 comentários:

  1. Shalom!gostaria que me tirasse uma dúvida,se for possível.em ÊXODO 22:16-17,diz que um homem era obrigado a casar com uma virgem que ele tivesse seduzido,e dar um dote ao pai,mas também diz que o pai da moça poderia recusar dar sua filha em casamento,então como ficaria tal situação,o homem ficaria com uma filha desonrada?essa parte do texto é válida,ou uma adição posterior?se é válida não seria quase uma permissão para fornicação?se possível gostaria também,que me dissesse qual programa usou para fazer esse vídeo,pois ficou muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, chaver!
      (1) Para que haja melhor compreensão de alguns techos da Torah se faz necessário conhecimento do pensamento bíblilco-judaico. No caso do texto citado: "todo homem que 'seduzisse' uma virgem (betulah) era obrigado a 'desposa-la'", caso contrário, a moça seria considerada "desonrada”. Se o rapaz se negasse a “desposa-la” seria morto, pois, perante a Torah a união de corpos era a consumação do casamento (Bereshit/Gênesis 2:24).
      (2) O pai como chefe tribal, certamente, tinha autoridade para julgar se o homem que seduzira sua filha era digno de “reconhece-la como esposa perante a comunidade” ou não. Caso o homem fosse considerado indigno, a moça seria amparada pela família (caso de Dinah).
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Ajudou sim e muito,minha dúvida mesmo era como ficaria o caso duma mulher desonrada,caso seu Pai recusasse dá-la como esposa ao sedutor,recebendo apenas o dote mas negando-se a casar sua filha com tal homem,só que Dinah foi violada,e não seduzida,obrigado,Shalom!

      Excluir
    3. Shalom, chaver
      Em relação à Dinah, realmente é um texto bastante controverso, todavia, nos diz que "a alma de Shechem se apegou a de Dinah, 'amou a jovem', e 'falou-lhe ao coração' de tal modo que pediu ao seu pai (o rei) para que a pedisse por esposa". Obviamente, esse episódio foi antes do Sinai, quando ainda não haviam sido criadas Mitzvot para suportar esse tipo de situação (Shemot 22). Entretanto, já havia a instituição do "dote" - "aumentai muito sobre mim o dote e a dádiva e darei o que me disserdes; dai-me somente a moça por mulher" (Bereshit/Gênesis 34:12) - o que nos leva a seguinte pergunta: será que Ya'akov não teria também como opção receber o dote e "resgatar" a moça, se esta não se houvesse enamorado do rapaz?
      Shalom aleichem!

      Excluir
  2. Shalom,me tira uma dúvida, sobre:Quando também um homem se deitar com a sua tia descobriu a nudez de seu tio; seu pecado sobre si levarão; sem filhos morrerão.Levítico 20:20 e E quando um homem tomar a mulher de seu irmão, imundícia é; a nudez de seu irmão descobriu; sem filhos ficarão.Levítico 20:21,nesses 2 casos é tomar mulher repudiada ou viúva(do tio e do irmão)?digo isso porque ter relações com uma mulher casada é adultério que era punido com a morte,mas aqui o castigo é morrerem sem filhos,me dê sua visão a respeito do texto,no caso do irmão havia a exceção do levirato,mas este era apenas em caso do falecido não deixar filhos,outra coisa,vale a pena comprar a TOrá lei de Moisés da editora sêfer?

    ResponderExcluir