sábado, 15 de junho de 2013

MAH TOVU - SEJAM ABENÇOADOS OS QUE TE ABENÇOAREM!

«Ma Tovu Ohalecha Yaacov, Mishkenotecha Israel»
A Sedra desta semana abordou como tema a maldição proferida contra o povo de Elohim, por aqueles que não vivem segundo as Suas Sagradas Mitzvot (Mandamentos).
Atualmente, vemos milhares de pessoas preocupadas com sortilégios e até palavras contrárias sobre suas vidas, de modo a acreditar que tudo aquilo que lhes acontece de ruim ou fora de suas expectativas, são da ordem do inimigo ou adversário (hasatan).
Com isso, até mesmo os servos de HaShem muitas vezes blasfemam e murmuram quando passam por momentos de provação, acreditando que estão sendo alvo de praga de alguém, feitiço, maldição hereditária, etc.
Bamidbar/Números 24:5 é um dos textos mais relevantes para nos ensinar que sobre Am'Israel encantamentos e maldições não têm quaisquer poder, pois, o povo que O Eterno abençoou, jamais poderá ser amaldiçoado. 
Como podemos ver, a despeito das instruções dadas por Balak, rei de Moav quanto a amaldiçoar os Israelitas, quando a boca de Bil'am se abriu, dos lábios do profeta só brotaram palavras de engrandecimento e bençãos sobre Am'Israel.
 "E exclamou: 
«Ma Tovu Ohalecha Yaacov, Mishkenotecha Israel» tradução: Quão belas são as tuas tendas, Oh Ya'akov, as tuas moradas, Oh Israel!..."
O que podemos apreender através do texto é que por mais que os inimigos se ajuntem e se levantem contra a vida ou a integridade daquele que de fato serve a HaShem, sempre terão  seu intento frustrado, pois, do Eterno foi, é e sempre será a última palavra sobre o destino do Seu povo.
Tudo o que precisamos fazer é viver em obediência e total dependência - a despeito de todos e de tudo o que se levante contra nós - tendo a certeza de que O Elohim a quem servimos estará sempre adiante de nós, de nossos propósitos e de nossos sonhos como escudo, nos protegendo, dando graça e honrando, portanto, chaverim, nada precisarão temer aqueles que vivem à sombra de Sua Sagrada Palavra - a Torah.
Mah Tovu é, assim, uma das expressões mais utilizadas nas Sinagogas nas manhãs de Shabat (o dia mais sagrado de acordo com a Torah) para recordar, justamente, esse episódio tão significativo na vida do Povo da Torah e como forma de gratidão a Elohim pelos Seus feitos na vida de Seu Povo.

MA TOVU
(Textos no Hebraico)
מה טבו אהליך יעקב, משכנותיך ישראל. (1 
Números 24:5
ואני ברב חסדך אבוא ביתך אשתחוה אל היכל קדשך ביראתך. (2 
Salmos 5:7
3) .ה׳ אהבתי מעון ביתך, ומקום משכן כבודך 
Salmos 26:8
ואני אשתחוה ואכרעה, אברכה לפני ה׳ עשי. (4 
Salmos 95:6
5) .ואני, תפלתי לך ה׳, עת רצון, אלהים ברב חסדך, ענני באמת ישעך
Salmos 69:13

(Transliteração e tradução)

Mah tovu ohalecha Ya'akov, mishkenotecha Isra'el
(1) Quão agradáveis (boas) são as tuas tendas, oh Ya'akov! 
E as tuas moradas, oh Yisra'el!

Va'ani b'rov chasdecha, avo veytecha,
Eshtahaveh el heichal kodshecha beyiratecha
(2) Mas eu, pela grandeza da Tua benignidade, entrarei em Tua casa; 
e  me prostrarei diante do Teu Santo Templo, em temor.

Adonai ahavti meon beitecha, umekom mishkan kevodecha.
(3) Oh Senhor, amo habitar na Tua Casa e o lugar onde a Tua glória permanece.

Va'ani eshtahave v'echra'a,
Evrecha lifnei Adonai osi.
(4) Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; 
ajoelhemos diante do Eterno, que nos criou.

Va'ani t'efilati lecha Adonai et ratzon
Elohim berov chasdecha aneini b'emet yish'echa.
(5) Quanto a mim, ele a Ti a minha oração. Oh Eterno, responde-me, segundo a grandeza da tua benignidade, pela verdade da tua salvação.

Shavuah Tóv!


Nenhum comentário:

Postar um comentário