quinta-feira, 23 de maio de 2013

SEDRAH 110 - RESUMO SEMANAL (HA'ISHAH / MULHERES) - "TEMPO PARA TUDO"

“Ensina-nos com o contar de nossos dias a alcançar a sabedoria do coração. 
Sacia-nos pela manhã com a Tua benignidade, para que nos possamos regozijar e cantar ao longo de nossos dias. Alegra-nos na proporção dos dias em que nos afligiste, dos anos em que nos abateu a adversidade. Revela a Teus servos Tuas obras e cobre Teus filhos de Tua glória”  (Tehilim/Salmo 90: 12-16).

RESUMO DO ESTUDO SEMANAL DA SEDRAH
Kohelet/Eclesiastes: 3:1-15
"TEMPO PARA TUDO" No estudo da Sedrah dessa semana, nosso estudo se baseou no texto de Chochmah HaSh’lichim e abordou uma reflexão bem pertinente para o contexto em que vivemos: “Para tudo existe uma época determinada e para cada acontecimento há um tempo apropriado sob os céus” (Kohelet/Eclesiastes 3.1).
É percebível que o narrador fez observações minuciosas sobre o ciclo variante de cada acontecimento ocorrido sob o sol; apontando a existência de dois tempos de suma importância, para o progresso da vida humana; sendo esse, o tempo que é provocado pela ação do homem de “plantar, colher, decidir,  juntar pedras, espalhar” ... e o tempo o qual é de sumo controle do Eterno Elohim, sobre nossa vida. Pois, conforme (Daniel 2: 21) - “É Ele quem muda o tempo  e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos entendidos”.
Assim, o autor prossegue discorrendo sua observação sobre o designio soberano do Eterno (3:1-22); concluindo que todos os acontecimentos da vida são devidamente ordenados por Ele. “Compreendi que tudo que Elohim fez para ser eterno, nada Lhe podemos acrescentar ou subtrair e Elohim assim o fez para impor Seu temor”. 
 Mas, como reagir dentro desse tempo? Como interagir com o Eterno quando estamos desanimados, quando nossas expectativas são frustradas e qual seria o segredo para uma pessoa ser bem sucedida dentro desse ciclo  de acontecimentos oscilantes?
 A resposta, mais prudente seria PERSEVERANÇA! Precisamos entender que o Eterno tem o absoluto controle do tempo, das circunstâncias e do povo de Israel. E, perseverar na prática dos ensinamentos do Eterno, é um fator importantíssimo para sermos bem sucedidos em todo o tempo. Não podemos esquecer que o Eterno é quem determina nosso futuro, por isso nesse tempo que chamamos de hoje precisamos obedecer a Torah, e o resto confiar em Suas mãos.
Lembremos que mesmo em tempos difíceis ou agradáveis o nosso compromisso está em progredir confiando em nosso misericordioso Elohim“Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque Eu  Sou YHWH teu Elohim, o Santo de Israel, o Teu Salvador” (Ieshayiáhu/Isaías 43:1-3).
Conseqüentemente, observamos nesse texto que foi necessário para  o povo de Israel em seu dia-a-dia passar por processos de constantes mudanças, a fim de provarem e verem a bondade contínua do Eterno sobre eles, provocando a fixação da Torah em seus corações.
Portanto, compete a cada um de nós entender que estamos sujeitos a intempéries da vida, mesmo sendo povo do Eterno e, nessa condição, pedir-Lhe sabedoria para reconhecermos onde precisamos ser moldados e ajustados. Compreendendo que jamais mudaremos situações sem mudarmos nossa postura. Precisamos ter em mente que as nossas atitudes diárias marcam nossa história e o que fazemos com nossos fracassos, determinará nosso futuro.
Por fim, se tivermos a certeza de que fazemos o nosso melhor para o Eterno e mesmo assim nada acontecer, não devemos desanimar, mas nos esforcemos para fazer o nosso melhor; compreendendo que todas as pessoas, ”justos e injustos”, passam por lutas, provações e momentos de felicidades e tristezas...
MAS, aquele que teme ao Eterno Elohim, busca nEle o consolo e  o refugio. “Que o Eterno te responda no dia da tua tribulação e te traga a um refúgio seguro”. (Tehilim/Salmo 20:2).
“Bem-aventurado é o homem que teme ao Eterno e que ardentemente se dedica a cumprir Seus preceitos. Poderosa na terra será sua descendência, uma geração íntegra e abençoada. Fartura e riqueza haverá em sua casa, e sua generosidade durará para sempre. Mesmo na escuridão uma luz resplandece para os íntegros”. (Tehilim/Salmo112: 1-4).
por Devorah, Chayah Tehilah e demais participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário