sábado, 30 de março de 2013

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 103 (OS SHOFARIM / TROMBETAS DE PRATA)


Shalom, Yeladim

Na Sedrah da semana anterior pudemos aprender sobre a Menorah de 7 braços e sua função no Mishkan.

Esta semana, vamos estudar sobre As Trombetas de Prata.
Vamos ao estudo desta semana!

OS SHOFARIM (AS TROMBETAS) DE PRATA 
E A PARTIDA DO POVO DE YISRA'EL
Bamidbar/Números 10:1-36 

Em Bamidbar/Números 10:1-2, temos “O Eterno falou a Mosheh dizendo: Faze para ti duas trombetas  de prata. Faze-as de metal batido. Elas serão usadas por ti para reunires a comunidade e fazer o acampamento se levantar em suas viagens". 

Na época de nossos pais e sua jornada pelo deserto, nada, absolutamente nada, do que temos hoje em dia para comunicação existia, ou seja, havia a necessidade de outros meios para que as mensagens e ordens fossem transmitidas.
Desta forma, o Eterno ordena a Mosheh que isto fosse feito através do toque de trombetas de prata. Mas como distinguir as ordens através de sons de trombetas? 

Em Bamidbar/Números 10:3-4, temos “Quando ambas as trombetas forem soadas com uma nota longa, toda a comunidade juntar-se-á à Comunhão. Se uma nota longa for soada em somente uma delas, os príncipes, que são líderes de milhares em Yisra'El, chegarão perto de ti".

Vemos que podiam então ser soadas isoladamente ou conjuntamente e isto por si só já distinguia seu propósito de alguma forma. Neste caso, ambas tocariam notas longas. 

Em Bamidbar/Números 10:5-7, temos “Quando vocês soarem uma série de notas curtas, os acampamentos que se acham no leste começarão a marchar. Quando, então, vocês soarem uma segunda série de notas curtas, os acampamentos que acham ao sul partirão. Assim, quando os Yisre’eliym tiverem de partir, vocês o sinalizarão com uma série de notas curtas. Contudo, quando a comunidade tiver de ser juntada, as trombetas serão soadas com uma nota longa e não com uma série de notas curtas” .

Com base no texto acima, podemos perceber que o toque das trombetas, isoladas ou conjuntas, com notas curtas ou notas longas servia para que todo o acampamento soubesse o que fazer. Ajuntar-se, convocar os príncipes das tribos e partir em marcha eram alguns dos propósitos atingidos pelo toque das trombetas. 

Em Bamidbar/Números 10:5-7, temos Os cohanim descendentes de Aharon serão aqueles que soarão as trombetas. Este será um estatuto eterno para futuras gerações”.

Assim como outras mitsvot do Eterno, esta também possuía um caráter permanente, isto é, nunca poderia ser alterada pelo homem.

Finalmente, em Bamidbar/Números 10:9-10, temos “Quando vocês forem para a guerra contra um inimigo que os ataca na terra de vocês, vocês soarão notas curtas nas trombetas.  Vocês serão então lembrados diante do Eterno, o Elohim de vocês e serão libertados de seus inimigos. Em seus dias de alegria, em seus festivais e suas celebrações de Lua Nova, vocês soarão uma nota com as trombetas para seus holocaustos e suas oferendas de paz. Isto será uma lembrança diante do Eterno. Eu sou o Eterno Elohim de vocês”

O toque das trombetas, como acima descrito, era um memorial para que o Eterno Se lembrasse de Seu povo, tanto em momentos de dificuldade ou de guerra, como em momentos de alegria, nos moadim/festas, nas celebrações dos chodashim.

Era, também, uma espécie de "voz de HaShem"  e, portanto, o povo precisava estar sempre em alerta quanto aos "toques dados" para saber, exatamente, qual era a Sua orientação.

Naquele tempo, todas as tribos de Israel encontravam-se reunidas em torno do Mishkan, prontas a atender as ordens do Eterno.  Todavia, hoje, encontramo-nos espalhados pelos quatro cantos da terra mas, apesar de não termos o toque do Shofar para nos dar a direção, temos a Torah de Elohim que nos serve de guia e alerta, nos ajudando a entender aquilo que é a Sua vontade para as nossas vidas.

Portanto, Yeladim, é necessário que estejamos preparados e sempre dispostos a “obedecer a ordem de Elohim”, através de sua Torah!
por Yossef Michael

Bom estudo e Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário