sábado, 23 de março de 2013

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 102 (A MENORAH/O CANDELABRO DE 7 BRAÇOS)

Shalom, Yeladim 

Que bom que chegou o Shabat para estarmos novamente juntos, não é mesmo?!

Na Sedrah da semana passada pudemos aprender um pouquinho sobre a Benção dos Sacerdotes  (Birkat Kohanim), como era feita, por quê e a quem se destinava. 

Esta semana vamos estudar sobre a Menorah - o Candelabro de de 7 hastes do Mishkan.



Vamos ao nosso estudo?


"A MENORAH - O CANDELABRO DE 7 BRAÇOS"
(Menorah sendo alimentada com azeite e acesa)
Bamidbar/Números 8:1-4 

Menorah (do hebraico מנורה) - "lâmpada, candelabro"), é um candelabro de sete braços, é um dos principais símbolos da vida israelita e do povo Judeu.

Em Bamidbar (Números) 8:1-4 e, principalmente, no livro do Shemot (Êxodo 25:31), estão detalhadas as instruções dadas por HaShem, à Mosheh para a confecção da Menorah: "Seis hastes saem de seus lados: três hastes do candelabro do primeiro lado e três hastes do candelabro do segundo lado." 

No texto bíblico em hebraico e até no hebraico moderno “haste” (canêh) significa originalmente um bastão ou tubo reto (tipo cano) e, mesmo na tradução para outras línguas, como no caso da portuguesa, seu significado permaneceu o mesmo.

A Menorah era um objeto em ouro batido, maciço e puro, com cerca de 1,50 metros, feita para ser colocado no Lugar Santo – átrio intermediário - uma espécie de saguão que levava ao Saguão Exterior do Mishkan e ao Kadosh kedoshim (Santo dos Santos/Santíssimo) , juntamente com o Altar do Incenso e a Mesa dos Pães da Proposição. 

Todas as manhãs os Cohanim (sacerdotes) limpavam as velas (lâmpadas), preparavam as mechas (pavios) e retiravam as mechas queimadas de dentro do interior; depois, alimentavam cada vela com o mais puro azeite.  A Menorah deveria permanecer acesa ininterruptamente, ou seja, todas as horas do dia e da noite e durante ano todo.


Um fato interessante, mencionado no verso 37 de Shemot 25, é que todas as 6 hastes com lâmpadas  deveriam estar voltadas em direção à parte central, de forma a iluminar como se fossem uma única chama: “todos juntos como se fossem um”. 


Cada vez que o acampamento mudava de lugar ela era transportada por aqueles incumbidos especificamente dessa função (levi'im), com todo o cuidado e zelo. 


A Menorah foi conservada entre o povo de Israel desde o período do Mishkan (Tabernáculo), até o Segundo Templo (por volta do ano 70), quando Yerushalayim (Jerusalém) foi invadida pelos Romanos e o Beit HaMikdash (Templo Sagrado) saqueado e destruído. 


A Menorah é símbolo do relacionamento entre YHWH e o Seu povo e  representa a unidade de Am'Israel até hoje, constituindo-se em símbolo do Estado de Israel, juntamente com  Maguen David (como vemos em sua bandeira).

ATIVIDADES


(Complete o desenho)
RESPONDA:


1  Como era a Menorah?

2  Em que lugar ela foi colocada?

3  Qual o objetivo da  Menorah?

4  Com o que ela era abastecida?

5  O que a Menorah representa?

6  Complete o desenho ao lado e pinte.




Bom estudo e Shabat Shalom !

Nenhum comentário:

Postar um comentário