segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CICLO TRIENAL - SEDRAH 98 (Semana de 04 a 11 de fevereiro/2013)

Torah:    Bamidbar/Números 4:21 - 5:10     
Tema(s):  Fim do Censo dos Levi'im e A Pureza do Acampamento
Haftarah:  Iyov/Jó 20; Hoshea/Oseias 10
Tema(s)    A impaciência de Na'amat e O Fim da Idolatria
Shirim u’Chochmah: Tehilim/Salmos 98; Sefer Chochmah Yeshua ben Sirach/Livro da Sabedoria de Yeshua filho de Sirach 28
Tema(s):  HaShem é O Juiz

PERGUNTAS

1  O que é a tsara'at, geralmente traduzida por lepra, e que aparece em Bamidbar/Números 5:2?


2  Por que Tsofar (Sofar) praticamente afirma que os filhos de Iyov (Jó) teriam que indenizar os pobres?  (Iyov/Jó 20:10)

3  
Por que Hoshea/Oséias afirma que Shom'ron (Samaria) será destruída? (Hoshéa/Oseais 10)

4  
Acaso Shlomo (Salomão) está afirmando que devemos maltratar nossos servos(*) em Pv. 29:21? Caso negativo, o que ele está dizendo?

(*) Algumas traduções trazem equivocadamente o termo "escra

TEHILIM/Salmos 98
(na perspectiva semita)
Cântico, entoai ao Eterno uma nova canção, pois maravilhosos são Seus feitos; Sua Destra, Seu braço santo Lhe trouxeram triunfo. O Eterno fez com que todos os povos percebessem Seu poder salvador e Sua justiça. Lembrou Sua bondade e Sua promessa fiel à casa de Israel; até os mais longínquos confins da terra testemunharam a salvação de nosso Deus. Que toda a terra aclame o Eterno, prorrompa em cânticos, se expanda em júbilo e entoe músicas. Com a harpa e com vozes harmoniosas, apresentai salmos ao Eterno. Com trombetas e ao som do Shofar, aclamai ao Rei Eterno. Brame em louvor o mar em sua plenitude, o mundo e todos os seus habitantes. Com palmas se manifestam os rios, e o cantar dos montes ressoa em uníssono, para aclamar o Eterno que vem julgar a terra. Sim, Ele julgará o universo com justiça e os povos com eqüidade.
Transliterado
Mizmor, shíru ladonai shir chadash, ki niflaót assá, hoshía lo iemino uzrôa codshó. Hodía Adonai ieshuato, leenê hagoyim guilá tsidcató. Zachár chasdo veemunato levêt Yisrael, raú col afsê árets et ieshuat Elohênu. Haríu ladonai col haárets, pits’chú veranenú vezamêru. Zamerú ladonai bechinor, bechinor vecol zimrá. Bachatsotserót vecol shofar haríu lifnê hamélech Adonai. Yir’am haiam umeloó, tevel veiôsheve va. Neharot yimcháu chaf, iáchad harim ieranênu. Lifnê Adonai ki va lishpót haárets, yishpót tevel betsédec veamim bemesharim. 

Cantando o Tehilim 98


ECLESIÁSTICO/Ben Sirach 
Capítulo (Perek) 28
Ira, Furor e Vingança
1 Quem quer vingar-se encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados.
2 Perdoa ao próximo que te prejudicou: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados.

3 Um ser humano guarda raiva contra outro: como poderá pedir a Elohim a cura?

4 Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados?
5 Se ele, que é um mortal, guarda rancor, como é que pede perdão a Elohim? quem é que vai interceder pelos seus pecados?

6 Lembra-te do teu fim e deixa de odiar;

7 pensa na destruição e na morte, e persevera nos mandamentos.
8 Pensa nos mandamentos e não guardes rancor do teu próximo.
9 Pensa na aliança do Altíssimo e não leves em conta a falta alheia.

Evitar Contendas
10 Abstém-te das contendas e diminuirás os pecados:
11 quem é irascível provoca as disputas e o pecador perturba os amigos, lançando a inimizade no meio dos que viviam em paz.

12 Como no bosque o fogo se alastra em proporção da lenha, assim a ira se inflama conforme o poder da pessoa: segundo a sua riqueza crescerá sua cólera.

13 Uma contenda súbita acende o fogo, uma disputa violenta derrama sangue e a língua acusadora traz a morte.
14 Se assoprares na centelha, ela se inflamará; se cuspires sobre ela, se apagará: ambas as coisas saem da tua boca.

Maldita Maledicência
15 A pessoa mexeriqueira e de duas falas é maldita: arruinou a muitos que viviam em paz. 16 A língua do caluniador inquietou a muitos e os dispersou de nação em nação;
17 destruiu as cidades amuralhadas dos ricos e subverteu as casas dos grandes;

18 arruinou as forças dos povos e desfez nações poderosas.
19 A língua caluniadora fez com que mulheres de valor fossem repudiadas e as despojou do fruto de seus trabalhos.
20 Quem a levar em conta não terá descanso, nem terá amigo com quem repousar.

21 O golpe do chicote produz a contusão, mas o golpe da língua quebra os ossos;

22 muitos caíram ao fio da espada, mas não tantos como os que pereceram por causa da língua.
23 Feliz aquele que dela está protegido, que não passou por sua ira, que não atraiu o seu jugo e que pelas suas cadeias não foi preso.
24 Pois seu jugo é jugo de ferro e sua cadeia é cadeia de bronze;
25 a morte que ela provoca é terrível, e é melhor o túmulo do que ela.

26 Ela, porém, não obterá o domínio dos justos, os quais não serão atingidos pela sua chama. 

27 Os que abandonam a Elohim cairão em seu poder: ela arderá neles e não se apagará, lançar- se-á contra eles como um leão e como um leopardo os ferirá.
28 Cerca os teus ouvidos com espinhos e não queiras ouvir a língua perversa, mas põe na tua boca portas e ferrolhos.

29 Guarda com cuidado tua prata e teu ouro e para tuas palavras prepara uma balança, além de freios bem ajustados para tua boca.

30 Toma cuidado para que não venhas a escorregar com a língua e não caias à vista dos inimigos que te espreitam, e a tua queda não seja incurável nem mortal. 
Bom estudo e Shavuah Tóv!

Um comentário:

  1. Shabate Shalom Chaverim!
    Bem, gostaria de pontuar que esta Sedrah de nº 98, foi maravilhosa... "BH"! Através dessa metodologia oferecida por esse Blog, tenho aprendido a estudar a Sedrah de forma organizada; pois o mesmo tem colaborado com eficácia promovendo-me uma boa assimilação dos textos e contribuído de igual modo no meu melhoramento no poder de síntese. Como já mencionado, gosto bastando das perguntas, pois elas nos norteiam em todo estudo e além disso, me "força" ou incentiva rsrs, a pesquisar mais sobre termos ainda não "conhecidos", no meu caso. Sem conter a beleza que é ler o Tehilim na perspectiva semita, transliterado e cantado. Amo essa parte, ouço por toda a semana e confesso que aprendo mesmo! rssr... E o que ainda acho legal por diferenciar de outros blogs, é a citação que vocês fazem dos textos de Ben Sirach; por que eles tendem a consolidar todo o estudo da Sedrah com conselhos que posso pôr em pratica. Entendendo que a Torha é um estilo de vida; decido retornar à Torha da Vida! Um abraço a todos vocês que cooperam para essas publicações e meu muito obrigada. "BH".

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