sábado, 2 de fevereiro de 2013

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 97 (OS LEVITAS E O SERVIÇO AO ETERNO)

Shalom, Yeladim

Na Sedrah da semana passada pudemos conhecer um pouquinho sobre a Tribo de Levi (Levi'im) e relembrar, por exemplo, quando e porque ela foi "consagrada" a HaShem, sendo especialmente separada para o serviço no Mishkan.  
Vimos, também, que HaShem ordenou que eles ficassem fora do recenseamento realizado entre as outras Tribos de Israel, pois "pertenciam a Ele".

Vamos ao estudo desta semana?!

"O RECENSEAMENTO DOS LEVI'IM E A FUNÇÃOS DOS B'NEI KEHAT" 
Bamidbar/Números 3:14 - 4:20 
“Conta os levitas segundo suas casas patriarcais e segundo suas famílias, todos os varões de um mês para cima.”

A Sedrah começa com HaShem dando instruções a Mosheh sobre a "contagem dos levitas".  


E Mosheh fez tudo segundo a ordem do Eterno.


Os Levi'im/Levitas eram a menor de todas as tribos de Israel, mesmo tendo sido contados a partir de um mês de vida e as outras Tribos só a partir dos vinte anos de idade.

Levi era um dos filhos de Yacov e foi pai de três filhos: Guershon, Kehat e Merari. Estes vieram a ser os nassim/príncipes das três famílias levitas.


O Eterno disse a Mosheh: "Enquanto os filhos de Israel viajarem pelo deserto, cada uma das três famílias dos Levi'im se encarregará do transporte de uma parte do Mishkan/Tabernáculo":
  • Guershonitas - Carregarão os tecidos;
  • Meraritas - Carregarão os objetos de madeira; e os
  • Kehatitas - Carregarão os objetos mais sagrados do Mishkan/Tabernáculo.
Com relação aos filhos de Kehat, Elohim deu também uma ordem especial a Mosheh e Aharon; contarem os homens entre trinta e cinqüenta anos, pois, eles seriam incumbidos de uma tarefa que exigia força "carregar os objetos mais sagrados do Mishkan/Tabernáculo" (o Aron haKodesh/Arca Sagrada, a Mesa dos Pães, a Menorah, os dois Altares, enfim, todos os instrumentos usados com esses objetos).

E disse mais: "Estes objetos não devem ser transportados em carroças. Os homens de Kehat devem carregá-los sobre os ombros. E não devem olhar ou tocar estes objetos enquanto estão sendo preparados para uma jornada. Antes de cada viagem, os cohanim devem envolver estes objetos sagrados em embalagens especiais. Apenas após estarem cobertos a família de Kehat será chamada para vir e carregá-los." (Bamidbar/Números 4:17-20)

Elazar, o terceiro filho de Aharon e príncipe dos príncipes dos Kohanim, foi indicado por HaShem para supervisionar a família de Kehat, distribuindo as tarefas e determinando quais utensílios sagrados cada um carregaria e, também, certificando-se de que estivessem prontos a cada nova viagem.

O Eterno prometeu que as três famílias Levitas - Guershon, Kehat e Merari existiriam para sempre. Baruch HaShem!

Portanto, Yeladim, podemos crer que os Levi'im, assim como as outras Tribos de Israel (das quais pouco se tem notícias), vivem ainda entre nós e subsistirão até a vinda de Mashiach.

ATIVIDADE:
(figura para pintar)
1  Pinte o desenho acima.

2   Descreva cada um dos objetos que foram pintados.

3  Agora, escreva o nome daqueles que ficaram sob responsabilidade dos filhos de Kehat:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário