sábado, 23 de fevereiro de 2013

ARQUEOLOGIA BÍBLICA NOS PASSOS DE SHIMSHON/SANSÃO

Uma das coisas que me deixaram triste em minha ida à Israel foi não ter conseguido conhecer a cidade de Beit Shemesh/Casa do Sol - a cidade de Shimshon/Sansão.  Enfim, um ótimo motivo (entre outros) para voltar à terra de nossos antepassados, não é mesmo?!
(produzido por: Minarts e o Cafetorah.com)
(cidade moderna)
"Tel Beit Shemesh está localizada a oeste da cidade de Beit Shemesh de hoje, ao lado da estrada 38, entre o entrada norte da cidade e a entrada junção sul de Beit Shemesh. 
Essa colina de ruínas é identificada como a cidade bíblica de Beit Shemesh. Este artigo resume o escavações conduzidas ao longo dos últimos anos.
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, dirigidos pelos Professores Shlomo Bonimovic e Zvi Lederman determinaram que o Tel é um local chave para o estudo dos limites do encontro entre a expansão dos filisteus e dinâmicas áreas culturais e sociais na era do ferro.
(sítio arqueológico)
De acordo com a decisão do Conselho Nacional de Planeamento e Construção de 2007, o local da colina foi declarado parque nacional, como parte do novo plano do distrito de Jerusalém.

A cidade já existia desde o período cananita  antigo, mas, só no período cananita tardio começou a prosperar e manter relações comerciais extensas com os países vizinhos. (Presumivelmente, o Reino do Egito, no sul). 
(sítio arqueológico)

O nome da cidade, aparentemente é de origem cananita e indica a existência de um templo dedicado ao deus sol. Durante este período, a cidade era relativamente pequena, era um assentamento localizado na sombra das cidades-estados de Gezer e Jerusalém.

fonte:  http://www.cafetorah.com/portal/tel-beit-shemesh-cidade-de-sansão

2 comentários:

  1. Shalom! A publicação desse vídeo foi uma estratega interessante para adquirimos uma maior compreensão sobre a sedrah de nº 100. Além disso, pude dá sequencia a visualização de outros vídeos a fim de prosseguir no estudo sobre outros assuntos bem interessante também! Valeu! Esse é show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, Haline! Os "feed back" das postagens são muito importantes ... ajudam-nos a medir o quanto nossos esforços em incrementar os estudos estão sendo satisfatórios para quem nos acompanha ou visita.
      Todá rabá, chaverah!

      Excluir