sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CICLO TRIENAL - SEDRAH 94 (Semana de 06 a 12 de janeiro/2013)

(Estudo da Sedrah Semanal)
Torah:    Vaiykrah/Levítico 26:3 - 27:34         
Tema(s):  Bençãos e Maldições; Votos e Consagrações
Haftarah:  Sh'muel Alef/1 Samuel 30; Yeshayiahu/Isaias 17;  Yirmiyahu/Jeremias 49; Yehezk'el/Ezequiel 36
Tema(s)     Luta contra Amalek; Luta contra Dam'sek; Luta contra Diversos Povos; Restauração de Israel        
Shirim u’Chochmah: Tehilim/Salmos 94; Sefer Chochmah Yeshua ben Sirach/Livro da Sabedoria de Yeshua filho de Sirach 24
Tema(s):  A Justiça de Elohim; Excelência da Sabedoria

TEHILIM/Salmos 94
(na perspectiva semita)
Ó Eterno, Elohim de vingança, mostra-Te! Aparece, ó Elohim da vingança! Ergue-Te, ó Juiz da terra, e retribui aos soberbos como merecem. Até quando, Eterno, até quando exultarão os perversos, e se derramarão em discursos arrogantes e se vangloriarão os que praticam iniqüidades? Eles esmagam Teu povo e afligem Tua herança. Assassinam a viúva, o estrangeiro e o órfão. Eles murmuram: O Eterno nada verá nem o saberá o Elohim de Yac'kov. Tentai compreender, ignorantes dentre o povo, e vós, insensatos, quando havereis de perceber? Porventura não escutará quem plantou os ouvidos? Não enxergará quem criou os olhos? Não haverá de punir quem educou as nações, e trouxe aos homens o saber? O Eterno bem sabe quão vãos são os pensamentos do homem. Feliz o homem que repreendido pelo Eterno, Dele recebe o ensinamento pela Sua Lei, pois então dá-lhe conforto na época da adversidade, enquanto para o perverso prepara uma cova. O Eterno não rejeitará Seu povo nem desamparará a Sua herança. Justiça será feita aos íntegros e será obedecida por todos os retos de coração. Quem se levantará a meu favor contra os perversos? Quem estará por mim contra os iníquos? Não tivesse o Eterno sido o meu auxílio, minha alma estaria, em breve, na morada do silêncio. Quando eu disse “meu pé resvalou”, Tua bondade, ó Eterno, me susteve. Quando dúvidas se multiplicavam em meu coração, Teu conforto alegrava minha alma. Pode o trono da perversidade estar Contigo associado? Ou com aquele que, sob a aparência da lei, perpetra maldades? Estes se reúnem para tramar contra a alma do justo e condenar o sangue inocente. Mas o Eterno é meu baluarte, meu refúgio, a alta rocha em que me abrigo. Faz voltar sobre os malévolos sua própria iniqüidade, e com sua própria maldade os exterminará. Sim, o Eterno, nosso Elohim, os exterminará.

Transliterado:

El necamot Adonai, El necamot hofía. Hinassê shofet haárets, hashev guemul al gueím. Ad matai reshaim Adonai, ad matai reshaim iaalózu. Iabíu iedaberu atac, yit’amerú col pôale áven. Amechá Adonai iedakeú venachalatechá ieanú. Almana veguer iaharôgu, vitomim ieratsêchu. Vaiomeru lo yir’ê Iá, veló iavin Elohê Iaacov. Bínu boarim baam, uch’silim matai taskílu. Hanôta ózen halo yishma, im iôtser áyin halo iabit. Haiosser goyim halo iochíach, hamelamed adam dáat. Adonai iodêa mach’shevot adam, ki hêma hável. Ashrê haguéver asher teiasserênu Iá, umitoratechá telamedênu. Lehashkit lo míme ra, ad yicarê larasha sháchat. Ki lo yitosh Adonai amo, venachalato lo iaazov. Ki ad tsédec iashuv mishpat, veacharav col yishrê lev. Mi iacum li im mereím, mi yit’iatsev li im pôale áven. Lulê Adonai ezráta li, kim’at shachna dumá nafshi. Im amárti máta ragli, chasdechá Adonai yis’adêni. Berov sar’apai bekirbi, tanchumêcha ieshaash’ú nafshi. Haichovrecha kisse havot, iotser amal ale choc. Iagôdu al néfesh tsadic, vedam naki iarshíu. Vaihi Adonai li lemisgav, velohai letsur mach’si. Vaiáshev alehem et onam uv’raatam iatsmitem, iatsmitem Adonai Elohênu. 


ECLESIÁSTICO/Ben Sirach 
Capítulo (Perek) 24
Excelência da Sabedoria


1 A Sabedoria faz seu próprio elogio: em Elohim será honrada e, no meio do seu povo, glorificada.
2 Ela abre a boca na assembléia do Altíssimo e se gloria diante do Seu poder.
3 É exaltada no meio do seu povo, e admirada na santa multidão.

4 É louvada entre a multidão dos escolhidos, e abençoada entre os abençoados de Elohim, ao dizer:
5 “Saí da boca do Altíssimo como primogênita, antes de todas as criaturas.
6 Eu fiz com que nascesse nos céus uma luz inextinguível e como uma névoa recobri toda a terra.

7 Habitei nas alturas excelsas e meu trono está numa coluna de nuvens.
8 Sozinha percorri toda a órbita do céu e andei nas profundezas do Abismo.
9 Nas ondas do mar e em toda a terra eu estive,
10 e em todos os povos e em todas as nações obtive a primazia,
11 sujeitando com o meu poder os corações de todos os exaltados e humilhados. Em todos eles procurei repouso: na herança de quem estabelecerei morada?
12 Então falou-me o Criador de todas as coisas e deu-me Suas ordens. Aquele que me criou marcou o lugar de repouso da minha tenda
13 e me disse: “Habita em Yac'kov, toma posse da tua herança em Israel e deita raízes no meio dos meus eleitos.”
14 Desde o princípio, antes de todos os séculos, fui criada e até o mundo futuro não deixarei de existir.
15 Na Tenda santa ministrei em sua presença, e assim me estabeleci em Tzion. Repousei na Cidade amada, e em Jerusalém está o meu poder.
16 Lancei raízes num povo glorioso, no quinhão do Senhor, na sua herança, e fixei minha morada na assembléia dos santos.
17 Elevei-me como o cedro no Líbano e como o cipreste, no monte Hermon.
18 Elevei-me como a palmeira em Engadi e como as roseiras em Jericó.
19 Elevei-me como a formosa oliveira nos campos e como o plátano junto às águas
20 Como o cinamomo e o bálsamo trescalei perfume e, como mirra escolhida, exalei suave odor,
21 como o estoraque e o gálbano, o bálsamo e o aloés e como a fragrância do incenso na Tenda.
22 Como o terebinto estendi meus ramos, e meus ramos são majestosos e cheios de graça.
23 Como a videira germinei o encanto e minhas flores são frutos de honra e beleza.

24 Sou a mãe do belo amor e do temor, do conhecimento e da santa esperança.
25 Em mim está toda a graça do caminho e da verdade, em mim, toda esperança de vida e de virtude.
26 Vinde a mim, todos os que me desejais e fartai-vos dos meus frutos.
27 A minha instrução é mais doce que o mel e a minha herança, mais do que o mel e seu favo; 

28 minha lembrança dura por todos os séculos.
29 Os que comem de mim terão ainda fome; os que de mim bebem terão sede ainda.
30 Quem me ouve não será confundido; os que agem unidos a mim, não pecarão:
31 os que me tornam conhecida, terão a vida eterna.”

A Sabedoria é a Lei, rio de vida

32 Tudo isto é o livro da Aliança do Altíssimo, 
33 a Lei, que Mosheh promulgou para nós, como herança para a casa de Yac'kov.
34 O Senhor prometeu a David, seu servo, que faria sair dele um rei fortíssimo, o qual se sentaria num trono de honra para sempre.

35 É a Lei que transborda a Sabedoria como o Físon e como o rio Tigre, na estação dos frutos novos,
36 que inunda de inteligência como o Eufrates e como o Jordão, na época da colheita,
37 que transborda a instrução como o Nilo e se apresenta como o Geon no tempo da vindima. 

38 O primeiro não acabou de conhecê-la, nem o último conseguirá perscrutá-la.
39 Seu pensamento é mais vasto do que o mar e seu desígnio é mais profundo que o grande abismo.
40 Eu sou a Sabedoria, que fiz correr os rios;
41 sou como o canal de águas abundantes que sai do rio e, como o aqueduto, dá num paraíso.” 

42 E disse: “Irrigarei o pomar de minhas plantas, saciarei de água os frutos do meu prado”.
43 E eis que meu canal se tornou um rio e o meu rio assemelhou-se ao mar.
44 Farei, pois, luzir a instrução como a luz da aurora e a proclamarei até bem longe.
45 Penetrarei todas as regiões inferiores da terra, lançarei os olhos sobre todos os que dormem e iluminarei a todos os que esperam no Senhor.
46 Continuarei a espalhar minha instrução como profecia e a deixarei para as gerações dos séculos, e não cessarei de anunciá-la à sua descendência até a santa eternidade.
47 Vede que não trabalhei só para mim, mas para todos os que a Sabedoria procuram. 

Shabat Shalom u'mevorach!

2 comentários:

  1. Shalom

    Gostaria de saber porque não consigo visualizar todo o conteudo.
    Desde ja agradeço.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Shalom, Anonymous!
    A página da Sedrah está abrindo normalmente.
    Se persistir o problema, peço a gentileza de informar pelo email: israelitasdocaminho.itu@gmail.com, detalhando o problema para que possamos identificá-lo.
    Todá pelo contato,
    Shabat Shalom,
    Ya'el

    ResponderExcluir