sábado, 26 de janeiro de 2013

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 96 (A FUNÇÃO DOS LEVITAS)

Shalom, Yeladim
Na Sedrah passada começamos o quarto livro da Torah - Bamidbar  (Livro das Contagens / Números) que inicia com o Eterno dando Instruções à Mosheh para fazer um recenseamento (contagem) dos homens entre 20 e 60 anos - de todas as Tribos de Israel - que estivessem em condições de combater na guerra de conquista da Terra Prometida / Kena'an.
Vamos ao nosso estudo semanal? 
"O LEVI'IM E O SERVIÇO A HASHEM" 
Bamidbar/Números 2:14 - 3:13
Como vimos na Sedrah anterior, os B'nei Levi não foram contados no censo realizado entre as outras tribos, pois, O Eterno os separou para o serviço no Mishkan. Aos Levi'im foi designada a função de cuidar dos utensílios sagrados, montar e desmontar o Mishkan e, principalmente, realizar o Serviço a HaShem.
“Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, porquanto o YHWH tinha falado a Mosheh, dizendo: Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel”. Bamidbar 1:47-49.
E os Filhos de Israel seguiram as instruções de HaShem e marcharam com suas bandeiras/estandartes segundo a ordem estabelecida.
O perek/capítulo 3 inicia com Mosheh falando acerca da separação dos Filhos de Aharon para a Kehunah/Sacerdócio ao Eterno. “Estes são os nomes dos B’nei Aharon, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para administrar o sacerdócio” (Bamidbar/Números 3:2-3).
Na Bíblia o termo "ungir" tem um significado especial - está associado a "escolha  / separação" para uma missão específica. Assim, aqueles homens deviam ter suas vidas totalmente voltadas para a função mais importante de todas, a Kehunah/Sacerdócio - o serviço de adoração / culto a HaShem.
Muitas vezes, Yeladim, quando pessoas são escolhidas ou designadas para uma determinada função/serviço, ela pode acabar se esquecendo que o que a torna especial é o serviço que ela presta e a quem ela presta. É só vermos o que aconteceu a Nadav e Avihu.
"Mas, Nadav e Avihu morreram perante YHWH, quando ofereceram fogo estranho perante YHWH no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Aharon, seu pai" (Bamidbar/Números 3:4)
Tudo que o que a Bíblia nos relata é de fundamental importância. Por exemplo, essa passagem de Vaiykrah/Levítico nos ajuda a ter consciência da importância de seguirmos, à risca, tudo aquilo que o Senhor nos ordena em Sua Torah, sob pena de não lhe agradarmos e sofrermos com as consequências.
E disse mais o Senhor a Mosheh (verso 6): "Faze chegar a tribo de Levi, e põe-nos diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam."
A Tribo de Levi foi separada por HaShem para auxiliar aos Kohanim em todo o serviço do Mishkan e contada à parte. HaShem ordenou, também, que de toda a porção levada ao Tabernáculo, uma parte lhes fosse entregue para suprimento.
No verso 11, HaShem explica o por que de a Tribo de Levi ter sido "consagrada" a Ele no lugar dos primogênitos de Israel que foram poupados da morte em Miztaryim/Egito:  "E Eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos B’nei Yisra’El, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os B’nei Yisra’El; e os levi’im serão Meus. Porque todo o primogênito é Meu; desde o dia em que tenho ferido a todo o primogênito na terra de Mitsrayim, santifiquei para Mim todo o primogênito em Yisra’El, desde o homem até ao animal: Meus serão; Eu sou YHWH".(Bamidbar/Números 3:12-13)
Ou seja, todo o primogênito pertence ao Senhor e, se não fosse pela separação dos Levi'im, todo o primeiro filho do sexo masculino deveria ser consagrado ao serviço a HaShem.
Nas Sedrot futuras, estaremos estudando sobre "o resgate dos primogênitos" e entendo qual a sua posição entre Am'Israel.
Shabat Shalom!
ATIVIDADE:
(Figura para Imprimir) 




Vamos recordar a passagem sobre os primogênitos?

1  Pinte o desenho.

2  Recorte a figura correspondente.

3  Cole no local indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário