sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 95 (O RECENSEAMENTO E A POSIÇÃO DAS TRIBOS)

Shalom, Yeladim!


A Sedrah passada culminou com o estudo dos dois últimos perekim/capítulos do livro de Vayikrah/Levítico. Através deles O Eterno dá algumas advertências muitos importantes a Am'Israel com relação às bençãos e as maldições contidas na Torah.  As bençãos, se cumprissem Suas Mitzvot e as maldições como consequência pela desobediência.

Vamos ao estudo desta semana?

"O RECENSEAMENTO E A POSIÇÃO DAS TRIBOS" 
(Distribuição das Tribos de Israel)
Bamidbar/Números 1:1 - 2:34

A Sedrah desta semana se inicia com o quarto livro da Torah - Bamidbar – também chamado de Chumash HaPekudim – Livro das Contagens / Números. 
Bamidbar/Números (במדבר), em hebraico, significa "no deserto ou no ermo". 

"Falou o Senhor a Mosheh no deserto de Sinai, na tenda da revelação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito. Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais, conforme o número dos nomes de todo homem". (Bamidbar, 1:2)
 No início desse perek/capitulo, Hashem dá ordens a Mosheh para fazer um censo (um levantamento) dos homens em idade entre 20 e 60 anos, que estivessem aptos a exercer o serviço militar.
Essas instruções foram dadas, ainda no deserto, treze meses após a saída do Povo de Israel de Mitzrayim/Egito.
O Eterno também determinou que essa contagem fosse acompanhada pelo Nassi (Príncipe) de cada tribo;  aquele que era o responsável (o cabeça) dos milhares de Israel.
"E, tendo ajuntado toda a congregação no primeiro dia do segundo mês, declararam a linhagem deles segundo as suas familias, segundo as casas de seus pais, conforme o número dos nomes dos de vinte anos para cima, cabeça por cabeça". (Bamidbar/Números 1:18)
Como o Senhor ordenou, assim foi feito!  O número de homens contados dentre os Filhos de Reuven, Shimeon, Gad, Yehuda, Issachar, Zevulun, Yossef (através de seus filhos Efraim e Menashe), Binyamin, Dan, Asser e Naftali chegou à soma de seiscentos e três mil quinhentos e cinqüenta.
"Mas os levitas, segundo a tribo de e seus pais, não foram contados entre eles; porquanto o Senhor dissera a Mosheh: Somente não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel".  (Bamidbar/Números 1:47-49)
Portanto, os levitas ficaram de fora do senso, num primeiro momento, pois sua função específica era cuidar do serviço à HaShem e de tudo o que se relacionasse com o Mishkan/Tabernáculo, como cuidar de todos os objetos  sagrados e até armar e desarmar a Tenda quando acampavam ou prosseguiam em viagem. 
Como sempre, HaShem foi bastante específico ao transmitir Suas Instruções ao povo, descrevendo, inclusive,  onde e como cada Tribo deveria se fixar fisicamente.
E as ordens foram as seguintes: "Os filhos de Israel devem acampar cada um no seu lugar, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos." (Bamidbar/Números 1:58). E E assim sucedeu: "Cada um junto ao seu estandarte (bandeira), com as insígnias (distintivos) das casas de seus pais; ao redor, de frente para a tenda da revelação, se acamparão." (Bamidbar/Números 2:2). 
De frente para o Mishkan/Tabernáculo, a Oriente as Tribos de Yehudah, Issachar e Zevulun;  a Oeste as Tribos de Efraim, Menasheh e Benyiamin;  ao Norte as Tribos de Dan, Asser e Naftali e ao Sul  Reuven, Shimeon, Gad; foram se posicionando em torno do Mishkan, formando um quadrilátero. Assim, quando o povo viajava, o acampamento se movia na mesma posição em que acampavam.
"E os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moheh; assim armaram o arraial segundo as suas bandeiras, e assim marcharam, cada qual segundo as suas gerações, segundo a casa de seus pais."  (Bamidbar/Números 2:34)
Como podemos ver, Yeladim, sempre que algo é relevante para HaShem, ele deixa claro em Sua Palavra, repetindo inclusive, várias vezes, para que não nos esqueçamos!

ATIVIDADES:
 Vamos montar o Acampamento? 
(Acampamento para montar)

Vamos colocar as Tendas?
(Tenda para montar)


1)  Recorte o número de tendas de acordo com o número de Tribos de Israel;

2)  Escreva em cada Tenda o nome de cada uma das Tribos;

3)  Coloque a tenda de cada Tribo de acordo com as instruções dadas na Torah (em relação ao Mishkan).


13 comentários:

  1. Gostei muito do post. Li o livro de números e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar...

    Em NÚMEROS 3 o Senhor mandou contar os LEVITAS e os PRIMOGÊNITOS de Israel. Em Num 3:22 da família de Gerson foram 7.500, em 3:28 foram 8.600 da família de Coate e em 3:34 foram 6.200 da família de Merari, o que dá um total de: 22.300 O número total de primogênitos foi de 22.273. MAS em Num 3:46 até 50 o Senhor diz que os LEVITAS tinham um total de 22.000 - SERÁ que a contagem dos versos 22, 28 e 34 está errada ? Já procurei por isso em várias traduções inclusive no site BIBLOS.COM e não consegui achar AONDE ESTARIA A DIVERGÊNCIA.
    Penso que poderia ser o verso 3:34 mas como não entendo NADA de hebraico fiquei na dúvida. PODES ME AJUDAR ? Ou sabe quem poderia ? Grato. JC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, chaver!
      Os versos 40-51 de Bamidbar/Números 3 retomam o assunto dos verso 11-13 (os levi'im são substitutos dos primogênitos). O número dos primogênitos de Isra'el equiparava-se ao dos levitas, com uma diferença de "273". Como o texto se refere ao "resgate dos primogênitos", fica explícito que haviam 273 primogênitos a mais e, portanto, esse excedente deveria ser resgatado através de uma soma em dinheiro (5 ciclos) pagos ao Kohen. Esse detalhe na Torah mostra a importância dada aos primogênitos que foram poupados na noite de Pessach (saída do Egito).
      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Antes do pecado do bezerro de ouro, o primogênito de cada família era encarregado do serviço do Tabernáculo. Ele era o único a oferecer sacrifícios em nome de sua família. Entretanto, quando os primogênitos participaram do pecado do bezerro de ouro, foram punidos. D'us disse: "Eles são impróprios para realizar Meu serviço no Tabernáculo. Ao invés deles, empregarei os levitas; eles não pecaram com o bezerro de ouro."

      Deus ordenou a Moises: "Conte todos os primogênitos dos israelitas a partir de um mês de idade até o mais velho!"

      Moises contou-os. Havia 22.273 primogênitos.

      Deus ordenou a Moises: "Troque cada primogênito por um levita. O levita servirá no Tabernáculo ao invés dele."

      Havia 22.273 primogênitos, mas apenas 22.000 levitas. (Havia mais 300 levitas, mas como eram primogênitos também, não podiam ser usados para a troca).

      Portanto havia 273 primogênitos a mais do que levitas. Como seriam liberados esses primogênitos de seu dever de fazer o serviço?

      Deus ordenou: "Faça com que cada um dos 273 primogênitos extra paguem cinco moedas de um shekel. Com este pagamento, estarão liberados do serviço no Tabernáculo. O dinheiro coletado deles será dado a Aharon e seus filhos."

      Excluir
  2. Shalon!

    Sim, sua explicação ajudou, mas e a DIFERENÇA entre a CONTAGEM dos LEVITAS é a minha dúvida - a CONTAGEM DOS LEVIDAS totalizava 22300 OU 22000 ??? - leia Namidbar/Números 3:22 e 3:28 e 3:34 e SOME - veja que totaliza 22.300 e NÃO 22.000 - aonde está esta DIFERENÇA ??? Pelo que entendi do texto e de sua explicação o TOTAL DE LEVITAS ERA DE 22.000 - mas a SOMA dá 22.300 e então aonde está esta diferença ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primogênitos foram contados junto com os levitas! rsrs ... a diferença está justamente no número de primogênitos a mais que o de levitas, tanto, assim, que foi necessário se fazer o "resgate" desses primogênitos.
      Shalom!

      Excluir
  3. O total de levitas é 22300. Se o total dos primogênitos é 22273, então não seria necessário o resgate, pois fica claro que havia mais levitas que primogênitos. Poderia explicar-me com mais detalhes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, chaver!
      Como explicado acima, haviam 273 primogênitos a mais que o número de Levi'im. Todavia, o que aconteceu é que no senso eles foram incluídos entre os levitas, por serem primogênitos. Para facilitar o entendimento, abaixo uma pequena explicação sobre a Mitzvah (Mandamento) do resgate dos primogênitos (Pidyon haBen).
      Os primogênitos foram inicialmente escolhidos pelo Eterno para exercerem os deveres do sacerdócio (kehuná) ao Eterno, em virtude de terem sido poupados quando da morte dos primogênitos no Egito. Entretanto, quando os primogênitos israelitas executaram os rituais sacerdotais diante do bezerro de ouro, foram destituídos desse "chamado sagrado" e o mesmo transferido para os cohanim (Tribo de Levi).
      A fim de livra-los legalmente dessa obrigação original, eles deveriam ser resgatados com o pagamento de cinco moedas de prata (shecalim), feitos a um cohen. (Bamidbar/Números 3:40 a 51).
      Agradecemos sua participação e nos colocamos ao dispor..
      Shalom!

      Excluir
  4. ainda nao e clara esta explicaçao,, por a diferençã de 300 pessoas a mas

    sendo que a contagem de abrao e de 22 mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, Bruna ... desculpe a demora em retornar!
      Não existe uma diferença. Realmente, haviam 22.000 levi'im que, contados juntamente com os outros primogênitos que não eram da Tribo de Levi totalizavam 22.300 (22.273). Na realidade, é muito comum nos escritos Bíblicos vermos alguns relatos de datas/números "aproximados". Por exemplo, quando se diz que os israelitas dicaram 400 anos em Mitzrayim (Egito), sabemos - de acordo com Shemot/Êxodo, capítulo 12, verso 40, lemos: "Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos". Há uma contradição? Claro que não. Se por exemplo, alguém perguntar sua idade você, certamente, não irá responder, 19 anos, 11 meses, 25 dias e 6 horas, 40 minutos e 17 segundo, certo?! rsrs ... muitas vezes a informação é "aproximada". E assim é na Bíblia. Em determinadas situações, as respostas dadas podem ser genéricas e abrangentes, em contrapartida, em outras, há um cuidado especial quanto à exatidão.
      Agora, com relação à diferença 300 (273), os primogênitos do sexo masculino de Israel, inclusive dos Levi'im, perfizeram 22.273 no censo tomado no Sinai (Bamidbar/Números 3:43,46). Havia 22.000 Levitas (39); mas os itens dados nos versículos 22, 28 e 34 somam 22.300. Muito provavelmente, 300 destes Levitas eram primogênitos e portanto não podiam servir como substitutos para os primogênitos das outras tribos. Os 22.000 foram substituídos. O restante 273 primogênitos de Israel foram redimidos pelo pagamento de cinco siclos cada (46-51).
      Shalom, shalom!

      Excluir
  5. Olá, pode me tirar uma duvida? Queria saber se existe algum verso específico falando das insignias da bandeiras de cada tribo, ou se os desenhos escolhidos foram meramente por conta da benção de Jacó em Genesis 49.

    ResponderExcluir
  6. Shalom Anônimo! Cada tribo tinha a cor da bandeira relacionada à pedra preciosa que a representava no peitoral do Sumo Sacerdote (Ex 28.15-29). Cada simbolo representava as funções que cada uma desempenhava ou, na maioria dos casos, correspondia a bênção dada a tribo de Ya'akov antes de seu falecimento (Gn 49:8-12) e/ou ao serviço espiritual de cada tribo. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  7. Shalom, gostaria de saber se tem um versiculo que mostra aonde Deus fala que os primogenitos perderam o direito por ter adorado o bezerro de ouro e Tribo de Levi foi a unica que não adorou, tem um versiculo especifico?
    Obrigado
    Flavio de Guarulhos SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, Flávio. Não sei se entendi bem a sua pergunta, mas, os Leviin por tomarem vingança contra aqueles que adoraram o bezerro de ouro, tiveram a função específica; o privilégio, de cuidar do serviço à HaShem e de tudo o que se relacionasse com o Mishkan/Tabernáculo. Não possuindo bens, nem herança, pois "sua porção seria O Eterno". Quando à primogenitura, esta era perdida em casos bem específicos, como "Edom (Esaú), Ruben e outros" que, ou abriram mão ou desobedeceram. Qual a relação entre a primogenitura e o bezerro de ouro? Shalom.

      Excluir