sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CICLO TRIENAL - SEDRAH 91 (Semana de 16 a 22 de dezembro/2012)

Torah:    Vaiykrah/Levítico 24:1-23         
Tema(s):  O Fogo Permanente; A Mesa de Pães; Lei da Proporcionalidade.
Haftarah:  Sh'muel Alef/ 1 Samuel 15, 21; Michah/Miquéias 2
Tema(s)     A Transgressão de Sha'ul/Saul;  David e Ach'melech; Contra a Opressão         
Shirim u’Chochmah: Tehilim/Salmos 91; Sefer Chochmah Yeshua ben Sirach/Livro da Sabedoria de Yeshua filho de Sirach 21
Tema(s):  A Proteção do Elyion 
PERGUNTAS:

Para estudo e reflexão:

1 - Quantos pães eram postos sobre a mesa da preposição? O que eles poderiam simbolizar?

2 - Por que o sacrifício de Sha'ul haMelech (o rei Saul) não foi aceito?

3 - Qual a principal queixa do Eterno contra Israel neste texto de Michah (Miquéias)?

4 - Por que o salmista não teme a desgraça no Tehilim/Salmos 91?


TEHILIM/Salmos 91
(na perspectiva semita)
Um tehilim de Mosheh.  Quem habita na morada do Altíssimo estará sempre sob Sua proteção. Sobre o Eterno declarei: Ele é meu refúgio e minha fortaleza, meu Elohim, em Quem deposito toda a minha confiança. Ele te livrará do laço do caçador traiçoeiro e da peste que assola tenebrosamente. Ele te cobrirá com Suas asas e sob elas encontrarás abrigo seguro. Não temas o terror que campeia durante a noite, nem a flecha que busca seu alvo durante o dia, nem a peste que se propaga nas trevas, nem tampouco o destruidor que ataca ao meio-dia. Ainda que tombem mil ao teu lado e dez mil à tua direita, não serás atingido. Somente teus olhos contemplarão e perceberão a retribuição proporcionada aos ímpios. Pois disseste: “O Eterno é meu refúgio”, e fizeste tua a morada do Altíssimo. Nenhum desastre se abaterá sobre ti e nenhuma calamidade se aproximará de tua tenda. Pois Ele encarrega Seus anjos de cuidarem de ti e de te protegerem por todos os caminhos. Tomar-te-ão nas suas mãos para que não tropece teu pé em alguma pedra. Poderás pisar sobre o leão e a víbora, sobre o filhote do leão e a serpente, sem perigo. “Ele se uniu a Mim, portanto o protegerei; mantê-lo-ei a salvo, porque Me ama. Quando Me chamar, hei de responder-lhe; estarei com ele quando enfrentar atribulações; resgatá-lo-ei e farei com que seja honrado. Contemplá-lo-ei com uma longa vida e o farei ver Meu poder salvador”, disse o Eterno.
Transliterado:
Ioshev besséter elion, betsel Shadai yit’lonan. Omar ladonai mach’si umtsu- dati, Elohai evtach bo. Ki hu iatsilechá mipach iacush, midéver avót. Beevrato iássech lach, vetáchat kenafav tech’se, tsina vessorecha amito. Ló tira mipáchad laila, mechets iauf iomam. Midéver baofel iahaloch, mikétev iashud tsahoráyim. Yipol mitsidechá élef urvavá miminêcha, elêcha lo yigash. Rac beenêcha tabit, veshilumat reshaim tir’e. Ki ata Adonai mach’si, elion sámta meonêcha. Ló teune elêcha raá venêga lo yicrav beaholêcha. Ki mal’achav ietsave lach, lishmorchá bechol derachêcha. Al capáyim yisaúncha, pen tigof baéven raglêcha. Al shachal vaféten tidroch, tirmos kefir vetanin. Ki vi chashac vaafaletêhu, assaguevêhu ki iada shemi. Yicraêni veenêhu, imo anochi vetsara, achaletsêhu vaachabedêhu. Órech iamim asbiêhu vear’êhu bishuati.
 

ECLESIÁSTICO/Ben Sirach 
Capítulo (Perek) 21
Sobre os Pecados
1 Filho, pecaste? Não tornes a fazê-lo; e suplica pelas faltas passadas, para que te sejam perdoadas.
2 Foge dos pecados como de uma cobra: se deles te aproximares, te morderão.
3 Seus dentes são dentes de leões, que tiram a vida das pessoas.

4 Toda iniquidade é como espada de dois gumes: não há cura para o seu golpe.
5 O terror e as injustiças acabarão com a riqueza: a casa que é muito rica será destruída pela soberba e, assim, a riqueza do soberbo será arrasada.
6 A súplica do pobre vai da sua boca até os ouvidos de Elohim, e a justiça lhe será feita sem demora.
7 Quem detesta a correção está nas pegadas do pecador; quem teme a Elohim, atrai-a ao seu coração.
8 De longe se conhece o prepotente de língua atrevida: quem é sensato, sabe que ele cai.
9 Quem edifica a própria casa à custa alheia é como quem ajunta pedras para o próprio túmulo 

10 Montão de estopa é a reunião dos pecadores, e o seu fim é a Geena de fogo.
11 O caminho dos pecadores é pavimentado de pedras, mas desemboca no sorvedouro do Abismo.

A Sabedoria, perfeição do temor de Elohim
12 Quem guarda a Torah controla seus pensamentos;
13 a perfeição do temor de Elohim é a Sabedoria e o bom senso.
14 Não será instruído aquele que não é prudente;
15 há, porém, uma astúcia que transborda no mal, e não há bom senso onde está a amargura. 
16 A ciência do sábio transbordará como cheia benéfica, e o seu conselho permanece como fonte de vida.
17 O coração do insensato é como vaso trincado: nada consegue reter da Sabedoria.
18 Qualquer palavra sábia que alguém instruído ouvir, ele a aprovará e a tomará para si; ouve- a o devasso e não lhe agrada, e ainda a joga para atrás das costas.
19 A conversação do insensato é como fardo na viagem, mas nos lábios do sábio encontra-se a graça.
20 A palavra do prudente é apreciada na assembléia e seus conceitos são meditados nos corações.

O insensato e o sábio
21 Como casa arrasada, assim é a Sabedoria para o tolo; a ciência do insensato são palavras que nem se podem repetir.
22 Para o tolo, a instrução é como grilhões nos pés e como algemas nos punhos.
23 O insensato, quando ri, levanta a voz; o sábio apenas sorri calmamente.
24 Como ornamento de ouro é para o prudente a instrução, como bracelete no braço direito. 
25 O pé do insensato facilmente se insinua na casa do próximo, enquanto o experiente respeita as pessoas.
26 O tolo olha para dentro da casa pela janela, ao passo que o instruído ficará de fora.
27 É sinal de má educação auscultar pela porta: para o prudente, seria uma grave ofensa.
28 Os lábios dos imprudentes discorrem sobre tolices, enquanto as palavras dos prudentes são pesadas na balança.
29 Na boca dos estultos está o seu coração, enquanto no coração dos sábios está sua boca.
30 Quando o ímpio maldiz o adversário, é a si mesmo que maldiz.
31 Com o boato, mancha sua alma e será odiado por todos; também quem permanecer com ele será odiado, enquanto quem é calado e prudente será honrado. 
Bom estudo e Shabat Shalom!

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