sábado, 22 de dezembro de 2012

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 91 ("AS LÂMPADAS E O AZEITE E O PÃO CONSAGRADO")

Shalom Yeladim,

Na Sedrah anterior estudamos, mais uma vez sobre a preocupação do Eterno para com Am'Israel e a forma como devemos nos relacionar com Ele - sempre pautada na Santidade. Além disto, vimos que Seu Nome jamais deve ser profanado e que a única forma que temos para impedir isto é através da obediência: “Por isso guardareis os Meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou YHWH. E não profanareis o Meu Santo Nome, para que Eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou YHWH que vos santifico” (Vaiykrah/Levítico 22:31-32)
Vamos ao estudo desta semana!

"AS LÂMPADAS E O AZEITE E O PÃO CONSAGRADO"


Vayicrah/Levítico 24:1-23
A primeira vez qe ouvimos falar sobre a Memorah/Candelabro de ouro foi em Shemot/ Êxodo 25:31-40; 27:20-21; 37:17-24; 40:25-26.  Ele foi colocado num lugar especial no Mishkan e sua finalidade era iluminar todos os cantos da tenda, de forma que não houvesse escuridão nunca. Mesmo durante o dia, como a cobertura da tenda era feita de muitas camadas a luz natural era impedida de entrar, de modo que a luz da Menorah deveria permanecer acessa constantemente. 
A palavra-chave usada nos versos de 1-4 é "continuamente" e podemos vê-la repetida pelos menos mais três vezes (versos 2, 3, 4).

Nesta Sedrah vemos o Eterno ordenando a Mosheh para dizer aos B’nei Israel para levarem azeite puro, batido para “alimentar o fogo” da Menorah, para que ela pudesse permanecer constantemente acesa, como símbolo da Aliança entre o Criador e Seu povo.
Temos ainda mais uma menção a esta Aliança, através dos doze pães (chalot) que deveriam ser dispostos sobre a Mesa da propiciação, em duas fileiras com seis pães em cada e que, mais tarde, seriam comidos por Aharon e seus filhos.
Mas, o que isso representa para nós? Qual a relação disto com o Shabat?
Vaiykrah/Levítico 24:8, “Em cada dia de Shabat, isto se porá em ordem perante YHWH continuamente, pelos filhos de Israel, por aliança perpétua”
Passamos muitos perekim/capítulos tratando da importância de nossa separação, da santidade e pureza que devemos ter em nosso relacionamento com o Criador.  O Shabat, segundo as Santas Escrituras é “um dia separado” dos outros dias. Um dia dado pelo Eterno para nos separarmos de tudo aquilo que nos é comum nos outros dias, para dedicarmos um tempo para descanso em Sua presença. O que podemos ver é que tudo isto resulta na maior demonstração possível de Amor do Criador para com a Sua criação.
Através de nossa oferta a cada Shabat, de nossa obediência e de nossa disposição em servirmos única e exclusivamente a HaShem, renovamos esta Aliança, de forma que o nosso coração esteja cheio de alegria – tal qual o óleo da Menorah e, permanentemente, possamos levar a Luz da Torah a um mundo de trevas.
Devemos cuidar de nossas atitudes e escolhas de forma que possamos estar sempre perante Sua Face, devidamente preparados para que, no momento oportuno, sejamos reconhecidos como Seu povo.
Que a cada instante e a cada Shabat, Yeladim, em nossos corações, possamos ter a certezade que O Eterno nos ama e está disposto a cumprir Sua Aliança conosco, só depende de nós!!!
ATIVIDADE:
(Os doze filhos de Yac'kov/Jacó)

Perguntas: 

Quais os nomes dos doze filhos de Ya’akov?

___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________

Como podemos agradar ao Eterno? - Sedrah 91

Com suas palavras dê exemplos de como podemos agradar ao Eterno, todos os dias e, principalmente, no Shabat.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ colaboração: Yossef Michael

Shabat Shalom! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário