sábado, 15 de dezembro de 2012

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 90 (SACRIFÍCIO DE OFERTA E AS SOLENIDADES DA TORAH)


Shalom Yeladim,
Na Sedrah anterior estudamos sobre a questão da perfeição exigida para um bom relacionamento com HaShem. Uma perfeição dada em vários níveis, desde a oferta e, principalmente, a condição em que o Cohen/Sacerdote que iria apresentar a oferta deveria ter. 
Vamos ao estudo desta semana!

"SACRIFÍCIO DE OFERTA E AS SOLENIDADES DA TORAH"

Vayicrah/Levítico 22:1-23:44
Esta semana, intensifica-se ainda mais a questão do relacionamento com HaShem e a forma com que os cohanim/sacerdotes a Ele se dirigiriam.
Novamente a pureza absoluta é ressaltada e o Eterno faz questão de repetir bastante, que Ele é santo e o único capaz de nos santificar. Mas aí fica a pergunta ... Por que tanta preocupação com esta questão relativa à pureza, tanto da oferta como do ofertante?
Esta preocupação assume a maior relevância possível se levarmos em consideração a condição do homenageado, o próprio Criador!!! Devemos ter isto em mente... É ao Todo Poderoso que estamos nos dirigindo e devemos buscar a perfeição em momentos como este, nada menos.
Obviamente, HaShem conhece nossas intenções e limitações, porém Ele espera que busquemos nosso melhor na hora de honra-lo ou mesmo servi-lo.
O mais interessante de tudo o que estamos aprendendo é que a única forma de O conhecermos, bem como de mostrarmos Sua real importância em nossas vidas é através da obediência, senão vejamos.
Vaiykrah/Levítico 22:31-32, “Por isso guardareis os Meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou YHWH. E não profanareis o Meu Santo Nome, para que Eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou YHWH que vos santifico”
Em seguida HaShem nos relembra todas as solenidades de Santa Convocação, desde o Shabat semanal até a última festa do ano, isto é, Sukot. Mas qual será Seu propósito ao relembrar-nos sobre as festas e Shabatot neste momento?
É a forma por Ele encontrada, para que todo Seu Amor e Misericórdia por nós, possam ser demonstrados... É durante estes dias solenes que temos a possibilidade de demostrarmos a Ele que estamos sim interessados em um relacionamento verdadeiro com Ele. Um relacionamento pautado no reconhecimento de que Ele é único; que só existe Um e que, sem obediência e temor, não conseguiremos estar em Sua presença. Este é o ponto principal.
Pensem bem, Yeladim... Como está o seu relacionamento com o Criador em dias como hoje, um Shabat, dia de Santa Convocação?
por Yossef Michael
ATIVIDADE:

Ache a "palavra escondida" na sedrah 90


Nenhum comentário:

Postar um comentário