sábado, 8 de dezembro de 2012

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 89 (LEIS DE SANTIDADE PARA OS COHANIM/SACERDOTES)

Shalom Yeladim,
Na Sedrah anterior, estudamos sobre as diversas Leis de Santidade Pessoal e os Castigos impostos a quem as desobedecessem.  Por quê essas Mitzvot/Leis foram dadas? "Fala a toda congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu HaShem, vosso Elohim, Sou Kadosh/ Santo"(Vayicrah/Leítico 19:2).
Obviamente, se YHWH "criou o homem a Sua imagem e semelhança" e é O Elohim kadosh/Santo, somente em santidade podemos estar na presença dEle.  Assim que, de acordo as Escrituras, temos que ser kadosh simplesmente porque HaShem é Kadosh. 
Vamos ao estudo desta semana!

"LEIS DE SANTIDADE PARA O COHEN/SACERDOTE"

Vayicrah/Levítico 21:1-24
Seguindo a ordem dada no perek/capítulo anterior, a Sedrah desta semana começa discutindo várias leis dirigidas especificamente aos Cohanim/Sacerdotes e ao Cohen Gadol/Sumo Sacerdote. Devido ao importante serviço que eles prestavam a HaShem era exigido que eles mantivessem um alto padrão de pureza em suas vidas. 
Uma das ordens era para que o Cohen se abstivesse de tocar em pessoas mortas (exceto parentes próximos) porque, se tocasse ficaria ritualmente impuro para o serviço.
Uma segunda orientação dada foi com respeito ao casamento.  Um Cohen não poderia se casar com uma mulher divorciada, nem com uma mulher de hábitos pagãos. E, para o Cohen Gadol, havia mais exigência - só poderia se casar com uma jovem pura, ou seja, que nunca tivesse sido mulher de ninguém. 
E por último, a Sedrah relaciona alguns defeitos físicos que impediam o Cohen de realizar o seu trabalho ao Senhor, no Santo dos Santos (Kadosh Kedoshim) 
De forma alguma um defeito físico sugeria que aquele que o possuía era "mau" ou "pecador"; nem mesmo seus pais (como em muitas religiões se costuma dizer). O que podemos inferir (já que a Torah não nos dá explicações em relação a isso) é que, assim como qualquer um que estivesse tameh/impuro, recebia ordens de afastar-se dos locais e coisas que fossem especialmente sagradas, aqueles que eram portadores de alguma deficiência (imperfeição física) não poderiam ter contato direto com Aquele que era Kadosh e perfeito em todas as coisas (para sua própria proteção).
Ah! Então quer dizer que se a pessoa tem um defeito que não aparece, tudo bem?!  
Claro que não, Yeladim! 
Os homens julgam o que veem, mas só YHWH pode julgar aquilo que está em oculto. Em outras palavras, muitas vezes o Eterno permite que alguém nasça com uma determinada deficiência apenas porque essa pessoa é tão especial que, se ela fosse perfeita de aparência, talvez se julgasse tão importante que pensaria que não precisaria de Elohim. Assim, um defeito físico pode significar que há um pequeno atributo (dom) ou comportamento que essa pessoa precisa aperfeiçoar perante HaShem. 
Esta é uma lição de responsabilidade pessoal que não se aplica apenas aos Cohanim. Cada um de nós deve manter um relacionamento único com HaShem e estar atento às mensagens que Ele nos envia constantemente, para podermos aperfeiçoar a nossa vida e relação com Ele e com o nosso próximo.
Algumas pessoas nascem com deficiência física e isso pode ser uma forma de HaShem trabalhar sua fidelidade para com Ele. Outras pessoas, não têm deficiências físicas, mas, têm de lidar com problemas muitos sérios em suas vidas que os forçam a estar, constantemente, trabalhando a sua dependência do Eterno.
Não é interessante?
E, concluindo, assim como um animal com defeito não poderia ser oferecido como oferta a HaShem, um Cohen com uma deformidade física não poderia oferecer seu serviço a HaShem como um Cohen Gadol (no Kadosh Kedoshim/Santo dos Santos), mas desempenhar qualquer outro serviço no Mishkan/Tabernáculo.

ATIVIDADE:

Palavras Cruzadas - Sedrah 89


Horizontais:
4. PRESENTE OFERECIDO A HASHEM
6. ERAM RESPONSÁVEIS PELO  SERVIÇO NO MISHKAN
8. A ESPOSA DO COHEN GADOL TINHA DE SER
10. NOME DO LIVRO QUE ESTAMOS ESTUDANDO
11. O MESMO QUE DEFEITOS FÍSICOS
Verticais:
1. O MESMO QUE PUREZA
2. AQUELE QUE EXERCIA O SERVIÇO NO MISHKAN
3. QUALIDADE DO ANIMAL OFERECIDO A HASHEM
5. UM COHEN NÃO PODERIA SE CASAR COM UMA
7. NOME DADO À  TENDA DA REUNIÃO
9. SINÔNIMO DE TRABALHO

Shabat Shalom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário