sábado, 1 de dezembro de 2012

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 88 (LEIS DE SANTIDADE DIVERSAS E CASTIGOS)

Shalom Yeladim,
Na Sedrah anterior, estudamos sobre as Leis de Santidade Íntima, que tratam do incesto (relacionamento sexual com parentes mais próximos como: pai e mãe; irmão e irmã; tio e tia; avô e avó, etc); e também vícios contra a natureza (sexo entre pessoas do mesmo sexo e com animais).  Essas atitudes implicam na "separação" entre Elohim e aqueles que tais coisas praticam, tendo como penalidade serem "extirpados" do meio de Am'Israel.
Vamos ao estudo!

"LEIS DE SANTIDADE DIVERSAS E CASTIGOS EM VAYICRAH"

Vayicrah/Levítico 19:1-20:27
A kedushah (santidade) é um dos atributos essenciais de YHWH, como podemos ver em toda Torah e, principalmente, no livro de Vayicrah/Levítico. 
O capítulo 19  repete algumas das Instruções dadas no capítulo 18 e reforça a necessidade da kedushah em seus diversos aspectos e as penalidades por sua violação, no que se refere aos casamentos ilícitos e a imoralidade sexual (coisas muito comuns entre os povos pagãos, mas, imperdoáveis entre os Bnei Israel).
Neste capítulo Elohim estabelece regras para garantir a estabilidade dos deveres que o povo deveria ter com relação ao Eterno e ao próximo, ou seja: a adoração e o culto; o cuidado para com os necessitados e pobres no meio do povo; o lashon harah, a mentira e a falsidade; o ódio e o rancor.
Trata também do relacionamento familiar, do cultivo da agricultura; das vestes pessoais; do Shabat; do respeito aos anciãos e de como um israelita deve se comportar nos negócios e com os empregados. 

E por fim, o capítulo 20 traz exortações sobre diversos pecados - em especial - o culto pagão - ao sacrifício dos filhos a Molech e a prática da bruxaria e do misticismo (praticado entre aqueles que habitavam terra que eles passariam a possuir); a honra aos pais; a imoralidade e as perversões sexuais. 
Esse perek começa com o Senhor lembrando Israel da "Aliança" firmada com Ele: 
"Todo israelita ou estrangeiro que habita em Israel e que sacrificar um de seus filhos a Molech será punido de morte. O povo da terra o apedrejará" (20:2).

"Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão coisa abominável. Serão punidos de morte e levarão a culpa" (20:13).

Segundo a Torah, esses eram alguns dos pecados que deveriam ser punidos com a morte por apedrejamento. 
"Não sigam os costumes da nação que Eu estou expulsando diante de vocês, uma vez que eles fizeram todas as perversões acima mencionadas e Eu fiquei repugnado com eles" (20:23)

O propósito de YHWH em tudo isto é revelado no verso 26: "Vocês serão santos para Mim, pois Eu, O Eterno, Sou Santo e Eu separei vocês dentre as nações para serem Meus".

Pois eh, Yeladim!  O Eterno teve um amor tão grande por seu povo que escolheu "separa-lo" de todas as práticas e contaminações das nações pagãs. Por outro lado, ofereceu a todo o estrangeiro que decidisse viver entre os Israelitas, a mesma proteção e cuidado que eram dados ao natural.

Obviamente, em nossa sociedade não temos mais apedrejamento (nem mesmo em Israel) e, por estarmos "misturados" entre as nações, estamos obrigados a conviver com muitas das abominações citadas na Torah.  
Todavia, se alguém em nosso meio violar a Torah com as suas escolhas, certamente, não será apedrejado e morto, mas, a mensagem de YHWH, deixada na  Sedrah desta semana, é muito clara: "Quer praticar abominação? Fique longe do Meu povo!". 




ATIVIDADES:

Lendo Vayicrah 19 e 20, você seria capaz de relacionar as Leis dadas por HaSehm, nesses textos: 


1.  Vayicrah/Levítico 19  (Leis Morais):
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.  Vayicrah/Levítico 20 (Leis Penais):
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.  Explique, qual a diferença entre  "lei moral" e "lei penal".
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom estudo e Shabat Shalom!





Nenhum comentário:

Postar um comentário