sábado, 17 de novembro de 2012

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 86 (A VIDA ESTÁ NO SANGUE)

Shalom Yeladim,
A Sedrah desta semana inicia nos dando alguns princípios a respeito do "não ingerir/comer sangue de animais" (o que inclui comer chouriço e até carne mal passada).
Vamos ao estudo!
"NÃO COMAS O SANGUE; POIS O SANGUE É VIDA"
Vayicrah/Levítico 17:10-16
Primeiramente, vamos ler esse texto de Vayicrah!
Introdução:
Os povos primitivos, sempre que se viam diante de uma manifestação da natureza (como um terremoto, vulcão ativo, furacão), deduziam que as mesmas eram manifestações dos deuses, que estavam irados e só deixariam de punir os homens se vidas fossem oferecidas em sacrifício. 
Em nome disso, muito sangue foi derramado para "satisfazer esses seres" que eram considerados responsáveis pelos destinos humanos e, por causa disso, muitas pessoas eram oferecidas em sacrifício e muitos pais matavam seus próprios filhos como oferenda a esses seres imaginários, que eles chamavam de deuses.  
Entre os hebreus, entretanto, era proibido o sacrifício humano, portanto, quando se fazia uma oferenda em sacrifício a HaShem, no lugar de sangue humano era oferecido sangue de alguns animais específicos. 
Para nós, israelitas, o sangue é símbolo de vida e, portanto, proibido pela Torah de ser ingerido. 
A ciência moderna levou literalmente milhares de anos para descobrir que o sangue é o veículo da vida. Faz apenas três séculos que o Dr. Harvey (1578-1657), médico britânico, conseguiu pela primeira vez rastrear o sistema circulatório no organismo humano. Esta descoberta é considerada um marco notável na ciência médica, entretanto, o mesmo princípio já se achava incorporado no texto acima na Torah de Mosheh, há mais de 3.000 anos!
Vejamos o que dizem alguns textos bíblicos a esse respeito:
1-    “Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne; .” (devarim/Deuteronomio 12:23);
2-   ”Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. (Vayicrah/Levítico 17:11)
Porque o Senhor proibiu?
1-   “A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.  Lv.3.17..”
2-   “Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis”. (Bereshit/Genesis 9:4)
3-    “E nenhum sangue comereis em qualquer das vossas habitações, quer de aves quer de gado".  (Vayicra'/Levitico: 17:26

CONCLUSÃO:
Podemos comer o sangue? 
Não:
  • Porque segundo a Torah, o símbolo de vida; 
  • Porque é proibido por YHWH e 
  • Porque como povo de Israel somos separados para HaShem e não podemos viver como os goyim/nações pagãs
  • Porque a Torah diz que é pecado.
Para nós israelitas o sangue é símbolo de vida e, portanto, proibido pela Torah de ser ingerido!

Podemos doar sangue?
Sim: 
  • Não é à toa que as campanhas dos "bancos de sangue associam a doação de sangue com o doar um pouco de vida" para ajudar outras pessoas a viverem!


Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário