sábado, 10 de novembro de 2012

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 85 (O YOM HAKIPURIM COMO ESTATUTO PERPÉTUO)

Shalom Yeladim,
A Sedrah da semana anterior encerrou o ciclo de estudos sobre as Leis de Purificação de Tsara'at e Metsorah..
Vamos ao estudo!
O YOM HAKIPURIM COMO ESTATUTO PERPÉTUO
Vayicrah/Levítico 16:29-34
"Também isto vos será por estatuto perpétuo:  no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos; porque nesse dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; de todos os vossos pecados sereis purificados perante o Senhor. Será Shabat de descanso solene para vós, e afligireis as vossas almas; é estatuto perpétuo. E o sacerdote que for ungido e que for sagrado para administrar o sacerdócio no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, isto é, as vestes sagradas; assim fará expiação pelo santuário; também fará expiação pela tenda da revelação e pelo altar; igualmente fará expiação e pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação. Isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação uma vez no ano pelos filhos de Israel por causa de todos os seus pecados.  E fez Aharon como o Senhor ordenara a Mosheh". 

O arrependimento é um dos elementos-chave da vida em sociedade. A condição essencial para se arrepender é saber que existe a possibilidade do perdão, sem ele, iríamos nos sentir como que carregando o pesado fardo de nossos erros em nossos ombros, a vida toda.
O Eterno ordenou que todo este ritual, seja “lei eterna” para o Povo de Israel e que no dia dez do sétimo mês, todas as almas  dos seus membros deveriam afligir-se (jejuar) e observar essa data como um Shabat de maior solenidade, não trabalhando e arrependendo-se de todas as más acções.  Esta é uma data de estrita observância por parte dos Filhos de Israel: Yom Kipur.
O Yom HaKipurim, o dia é totalmente focada no povo da Torah. Falamos do "Rei que perdoa os pecados e iniqüidades de seu povo, a casa de Israel." É um dia em que a comunidade, como um todo, busca o perdão do Todo-Poderoso.

ATIVIDADES:

(marcador de livro)



PERGUNTAS SOBRE A SEDRAH:

  1. Que aflição de alma ordena a Torah, e que o valor tem? 
  2. Como pode o Sumo Sacerdote (Cohen Hagadol) com suas, expiar o povo de Israel,e que valor tem esse ritual?
  3. Como você aflige sua alma no Yom Kippur?
  4. Qual a importância do Yom Kippur para você?
VÍDEO - COMO FAZER UM MARCADOR EM ORIGAMI

"Todo Shabat deve ser um dia de arrependimento e reconciliação para o povo de Israel"

Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário