sábado, 6 de outubro de 2012

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 80 (A KASHRUT/OS ALIMENTOS PUROS)

Shalom Yeladim,

A Sedrah desta semana, entre outros assuntos, nos fala sobre os alimentos puros (kosher) e impuros para consumo pelo povo de HaShem.
A despeito do que muitos pensam, comida kasher não é sinônimo de culinária judaica. Pratos da culinária de outros país podem ser kosher, desde que o animal  seja biblicamente kosher  e desde que seguidas todas as orientações bíblicas, inclusive para abate. 
O Perek 11 de Vayicrah/Levítico inicia, justamente, com O Eterno falando a Mosheh e a Aharon para dizerem aos B'nei Israel/Filhos de Israel como deveria ser a alimentação deles.
Vamos ao estudo!
A KASHRUT/OS ALIMENTOS PUROS
Vayicrah/Levítico 11:1-47

De acordo com o passuk/verso 3, são considerados limpos e, portanto, próprios para a alimentação todos os animais que tem unhas fendidas, o casco se divide em dois e rumina.  Exemplo: o boi, a ovelha, a cabra, a gazela. 
Em relação às aves, apenas as que são imundas/inaptas para a alimentação são citadas. Dos animais aquáticos são limpos todos os que tem barbatanas e escamas (Vayicrah/lvítico 11:9). Dos insetos são permitidos apenas o gafanhoto devorador, o grilo e a locustra (Vayicrah/Levítico 11:22).

Animais Imundos (que fazem mal a saúde)a Bíblia declara que todos os animais terrestres que não tem as características citadas acima são considerados impuros, ou seja, impróprios para a alimentação, como o porco, o coelho/lebre, o rato e o camelo como exemplos (Levítico 11:4-7). Dos animais aquáticos todos os que não tem barbatanas e escamas ( Levítico 11:10), como por exemplo, o camarão, os peixes de couro, o golfinho e a baleia. Todos os insetos, com exceção aos citados acima, são impróprios para a alimentação humana (Levítico 11:23). 
De acordo com a Bíblia, são aves imundas/impuras para consumo humano: a águia, o falcão, a águia marinha, o corvo, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião, a gralha, o pelicano, o abutre, a garça, a cegonha, o morcego (Deut.14:11-20). Também não se deve comer animais que se arrastem pelo ventre como a cobra, os que tem vários pés como a centopéia, a lagarta e todos os tipos de repteis, como o jacaré, a tartaruga, o lagarto (Levitico 11:41-43).

E YHWH termina as Leis de Kashrut/alimentares dizendo: "Eu Sou o Senhor vosso Elohim, portanto, vós vos 'separareis', e sereis santos porque Eu Sou santo ( ). Essa é a lei dos animais e das aves e de toda a alma vivente que se move nas águas e de toda criatura que povoa a terra, para fazer a diferença entre o imundo e o limpo, entre os animais que se pode comer e os que não se pode comer" (Vayicrah/Levítico 11:44-47).

Você deve estar se pensando: 
Por quê a Bíblia proíbe comer porco e tem tanta gente que come? Tem toda a razão! 
Por exemplo, na Coréia do Sul e na China é comum se comerem ratos, cachorros, gatos,  macacos, cobras, larvas, escorpiões, etc - que  a Bíblia declara imundos como alimento. 
Até em nosso País é comum ver gente comendo capivara, jacaré, avestruz, carne de porco e seus derivados, como o presunto, a mortadela, a salsicha, o salaminho, etc. 
Muitos pessoas se justificam dizendo, eu como, porque todo mundo comeTodavia, os filhos de YHWH não devem se basear na cultura/costumes dos povos. Nossas Leis são as Leis do Eterno! 

Yeladim, tudo o que YHWH deixou escrito em Sua Torah  tem como principal objetivo tornar-nos "limpos/puros" para Ele. A Lei serve para nos dizer aquilo que nos faz bem e aquilo que não nos faz bem. É uma expressão do amor e cuidado de HaShem por Seu povo. É por isso, que dizemos que a Torah é o "manual de instruções" de todos os B'nei Israel!


(cantando e aprendendo)
ATIVIDADE:
(1)  Descreva alguns animais, pássaros, repteis e peixes que servem para alimento, segundo a Torah.
_________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(2)  Descreva alguns dos animais, pássaros, répteis e peixes citados na Torah que NÃO servem para alimento humano
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário