sábado, 29 de setembro de 2012

CICLO TRIENAL LEYELADIM - SEDRAH 79 (A CONSAGRAÇÃO DOS COHANIM/SACERDOTES)

Shalom Yeladim,
Terminamos os sete primeiro capítulos de Vayicrah/Levítico, onde aprendemos sobre as Instruções dadas por HaShem a respeito dos Korbanot/Sacrifícios.
O perek/capítulo 8 começa com YHWH dando Instruções à Mosheh sobre como deveria ser feita a dedição dos Cohnim (Aharon e seus filhos) para o serviço no Mishkan.
Vamos ao estudo!
A CONSAGRAÇÃO DOS COHANIM
Vayicrah/Levítico 8:1-36
O que significa ser consagrado? Como já vimos anteriormente, ser consagrado é o mesmo que "ser separado; ser dedicado". Ou seja, Aharon e seus filhos foram escolhidos por HaShem com um propósito especial; servir de "intermediário" entre o povo de Israel e YHWH, apresentando a HaShem seus sacrifícios, suas oferendas e suas ações de graças.
Para tanto, YHWH deu Instruções específicas a Mosheh, dizendo: "2 Toma a Aharon e a seus filhos com ele, e os vestidos, e o óleo da unção, e o novilho da oferta pelo pecado, e os dois carneiros, e o cesto de pães ázimos, 3 e reúne a congregação toda à porta da tenda da revelação".
Para que os Cohanim se apresentassem diante de HaShem era necessário um preparo todo especial: precisavam ser purificados em água (mikveh);  se vestir com as roupas feitas exclusivamente para eles oficiarem o serviço a YHWH (com todos os acessórios); colocar sobre as vestes o éfode (estola sacerdotal); e o peitoral com as 12 pedras que representavam as 12 Tribos de Israel. Deveriam também colocar sobre a cabeça um turbante e a lâmina de ouro, tudo conforme as Instruções de YHWH.
"10 Então Mosheh, tomando o óleo da unção, ungiu o Mishkan/tabernáculo e tudo o que nele havia, e os santificou". 
Uma coisa muito interessante é ver que, apesar de "escolhidos por HaShem", eles não estavam isentos (livres) de apresentar sacrifício pelos seus pecados, pois, como homens, também não estavam livres de pecar. "14 Então fez chegar o novilho da oferta pelo pecado; e Aharon e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do novilho da oferta pelo pecado". Impor as mãos sobre o animal representava a "transferência" do pecado da pessoa para o animal que, pela chessed/misericórdia de YHWH, morreria no lugar do infrator (pecador). 
"23 e tendo Mosheh imolado o carneiro, tomou do sangue deste e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Aharon, sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito"
Algo muito interessante podemos aprender sobre esse korban/sacrifício feito pelo Cohanim e o fato de HaShem instruir Mosheh a ungir com sangue a ponta da orelha direita e os polegares da mão e do pé direitos). Por exemplo: o servo de YHWH deve estar sempre pronto a ouvir a voz dEle (Shemah Ysrael) e obeceder; suas mãos devem estar sempre limpas/purificadas para servir a YHWH e os seus pés sempre apressados para fazer o bem, não se desviando para a direita ou para a esquerda.
"33 Durante sete dias não saireis da porta da tenda da revelação, até que se cumpram os dias da vossa consagração; porquanto por sete dias ele vos consagrará"
E Aharon e seus filhos fizeram todas as coisas que o Senhor ordenara por intermédio de Mosheh! 

ATIVIDADE:
(para pintar e recortar)
Você seria capaz de descrever cada peça do vestuário do Cohen HaGadol/Sumo Sacerdote?

  1. ________________________________
  2. ________________________________
  3. ________________________________
  4. ________________________________
  5. ________________________________
  6. ________________________________
  7. ________________________________
  8. ________________________________
  9. ________________________________
  10. ________________________________
  11. ________________________________
  12. ________________________________

2  Em que livros da Bíblia encontramos descritas as "Vestes Sacerdotais"? 

  • ________________________________
  • ________________________________
  • ________________________________
3  O que aprendemos com a Sedrah desta semana?
________________________________
________________________________

Shabat Shalom e lehitra'ot!

Nenhum comentário:

Postar um comentário