sábado, 15 de setembro de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 77 (O SACRIFÍCIO DE OBLAÇÃO)

Shalom Yeladim,
Na Sedrah desta semana vamos estudos sobre a Oferta de Oblação, ou seja, Ações de Graça,  chamada em hebraico de "Minchah".
Shabat Shalom lekulam!
O SACRIFÍCIO DE OBLAÇÃO/KORBAN MINCHAH
Vayicrah/Levítico 6:14-18
Os israelitas haviam sido mantidos em cativeiro no Egito durante mais de 400 anos e tudo o que seus antepassados (Avraham, Yitzchak e Yia'akov) haviam aprendido a respeito de YHWH tinha sido distorcido pela longa convivência dos israelitas com os povos egípcios e sua cultura pagã e politeísta. O objetivo do livro de Vayicrah/Levítico foi fornecer Instruções para orientar o povo que havia se desviado dos caminhos de HaShem, e esquecido Suas Leis. 
Os primeiros 7 capítulos de Vayicrah/Levítico falam da necessidade de santidade do povo para que pudesse se relacionar com o Elohim Santo e dos sacrifícios.
Os versos 14-18 do perek/capítulo 6 falam do Sacrifício de Oblação, ou seja, ações de graça/gratidão a YHWH,  chamada em hebraico de "Minchah", que era composta de uma medida de flor da farinha, puro azeite e incenso.  
Durante o período do Mishkan e dos Templos em Yerushalayim, essa oferenda era feita regularmente, todos os dias à tarde. Consistia na entrega de cereais (zevah) que eram entregues ao Cohen. Uma parte era consagrada a YHWH e queimada sobre o altar do holocausto.  A outra parte  era destinada aos Cohanim.
Era a única oferenda que não exigia o sacrifício de um animal. Sua observância tinha um significado muito especial; era uma expressão diária de arrependimento e fé de todo o povo de Israel. 
Pois é, Yeladim, assim como nossos antepassados se preocupavam em estar em santidade diante de HaShem, também nós devemos estar sempre colocando nossas vidas diante do Eterno, todos os dias, pedindo a Ele para "examinar os nossos corações".
Um grande exemplo de humildade e desejo de estar sempre com o coração puro diante de YHWH foi David Melech.  
Veja o que ele diz no Tehilim/Salmos 139:23-24: "Sonda-me, ó YHWH, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." 

ATIVIDADE:
(para imprimir e pintar)


(1)  Lembre de alguma coisa que você fez esta semana que possa ter entristecido o coração de YHWH e peça a Ele para estar limpando seu coração para que suas orações possam ser ouvidas por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário