sábado, 1 de setembro de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 75 (O SACRIFÍCIO PELO PECADO)

Shalom Yeladim,
Na Sedrah da semana passada vimos sobre os três primeiros sacrifícios relatados no Sefer Vaycrah.
Esta semana vamos estudar sobre o Sacrifício de Chatat/Pecados Involuntários, ou seja, pecados que foram cometidos "sem querer"; que não foram de propósito.
Shabat Shalom lekulam!
O SACRIFÍCIO PELO PECADO/CHATAT
Vayicrah/Levítico 4:1-35
(Imagem para fins ilustrativos)

O perek/capítulo 4 de Vaiycrah inicia com HaShem dizendo a Mosheh: "Fala aos filhos de Israel o seguinte: quando alguém pecar, por ignorância, contra alguma Instrução da Torah do que não se deve fazer,  se o Cohen pecar e envergonhar o povo, oferecerá ao Senhor, pelo pecado que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado. E trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, e porá a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o SENHOR".
O mais interessante nesse capítulo é que para cada classe de pessoas havia um tipo de sacrifício, ou seja, o Cohen HaGadol oferecia um touro, o Cohen ungido/separado um novilho, os chefes/líderes do povo ofereciam um bode, o povo oferecia animais fêmeas ou cabras, cordeiros, rolas ou pombos e, quem fosse muito pobre poderia oferecer ao Senhor por seu pecado, uma oferta de grãos como o oferecimento de manjares.
Os pecados não intencionais eram difíceis identificar e poderiam acontecer a todo momento, portanto, os Cohanim estavam sempre preparados para servirem de mediadores entre Elohim e o Seu povo, instruindo as pessoas sobre como elas deveriam buscar ao Senhor e como agrada-lo. 
O objetivo desse sacrifício era fazer com que a pessoa reconhecesse sua culpa. Naquela época não havia dinheiro como conhecemos hoje. As pessoas trocavam o que elas produziam (trigo, aveia, cevada)ou criavam (touros, cabras, etc.) umas com as outras. Ao ofertar por um delito aquilo que tinha um valor, a pessoa se sentia "pagando/retribuindo a YHWH pelo perdão concedido"  E mais, ao olhar o animalzinho sendo sacrificado, a pessoa ficava com sensação de que era ela que deveria estar sendo "castigada" e não o bichinho. 
Portanto, Yeladim, a oferta é uma forma de gratidão a HaShem por sua misericórdia; por não nos tratar segundo os nossos pecados.

ATIVIDADE:
(Figura para Pintar)
PERGUNTAS:
1.  Como era o nome, em hebraico, do sacrifício pelo pecado? ______________
_________________________________
2.  Que tipos de animais podiam ser sacrificados?
_________________________________
_________________________________
3. Só os ricos levavam oferta de ao Senhor?
_________________________________
_________________________________
4.  O que a oferta simbolizava?
_________________________________
_________________________________
5.  Qual o objetivo da oferta de sacrifício pelo pecado?
_________________________________
_________________________________


ATIVIDADE PARA OS PEQUENINOS:
(ovelhinhas da oferta)


1. Vamos contar as ovelhinhas?

2. Recorte aquela que é diferente.

3. Cole algodão em nas ovelinhas que são iguais.




Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário