quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CICLO TRIENAL - SEDRAH 71 (Semana de 29 de julho a 04 de agosto/2012)

Torah:  Shemot/Êxodo 38:1-31              
Tema(s): Mishkan/Tabernáculo: O altar, a bacia, o átrio, os metais.
Haftarah: Melachim Alef / 1a. Reis 7; Yehesk'el/Ezequiel 41; Chagai/Ageu 1
Tema(s)  O palácio de Sh’lomo; O Santuário; A reconstrução do Beit HaMikdash/Templo.             
Shirim u’Chochmah: Tehilim/Salmos 71;  Eclesiástico: 1
Tema(s):  Um ancião pede salvação; A sabedoria e o temor de Elohim.
PERGUNTAS:
1.  Compare Êxodo 38 com 1a. Reis 7 e responda:  Que diferenças você apontaria entre a construção do Tabernáculo no período Mosaico e do Templo de Salomão?  (Dica: 1 Reis 3; 1 Reis 9)

2.  Sh'lomo demorou (... anos) para construir o Templo e mais (... anos) para construir seu palácio e sua casa de veraneio no bosque do Líbano.  O que isso representou para Israel

3.  O livro de Ageu capítulo 1, traz uma série de exortações ao povo.  Que exortações são essas e a que se referem?  (Dica: Deut. 28:38/ Jeremias 12:13)


ECLESIÁSTICO
A Sabedoria e o Temor a Elohim


1 Toda sabedoria vem do Eterno ela está junto d’Ele desde sempre. 2 A areia do mar, os pingos da chuva, os dias da eternidade, quem os poderá contar? 3 A altura do céu, a amplidão da terra, a profundeza do abismo, quem as poderá explorar? 4 Antes de todas essas coisas foi criada a Sabedoria e a inteligência prudente existe desde sempre. 5 A fonte da sabedoria é a Palavra do Eterno nos céus; Seus caminhos são as instruções eternas. 6 A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Seus recursos, quem os conhece? 7 A ciência da sabedoria a quem apareceu? E a riqueza de seus caminhos quem a compreendeu? 8 Só um é sábio, sumamente terrível quando se assenta em Seu trono: É o Eterno. 9 Ele a criou, a viu, a enumerou e a difundiu em todas as Suas obras,  10 em toda carne segundo Sua generosidade e a doou aos que O amam. O amor do Eterno é sabedoria digna de honra; Ele a concede como partilha àqu’Eles que O temem. 11 O temor do Eterno é glória e honra, alegria e coroa de exultação.  12 O temor do Eterno alegra o coração, dá contentamento, gozo e vida longa. O temor do Eterno é dom que vem do Eterno; com efeito, Ele o estabeleceu sobre os caminhos do amor. 13 Para o que teme ao Eterno tudo terminará bem, no dia de sua morte será abençoado. 14 O princípio da sabedoria é temer ao Eterno, e para os fiéis, ela foi criada com eles no seio. 15 Entre os homens ela fez um ninho, fundação eterna e com a sua raça ela vive fielmente. 16 A plenitude da sabedoria é temer ao Eterno, ela os inebria com os seus frutos;  17 ela enche toda a sua casa de coisas desejáveis e os celeiros com seus produtos.  18 A coroa da sabedoria é o temor do Eterno, ela faz florescer o bem-estar e a saúde. Ambos são dons do Eterno, em vista do bem estar e para aqueles que O amam a firmeza se alarga.  19 O Eterno a viu e a enumerou ele fez chover a ciência e a inteligência exaltou a glória daqueles que a possuem.  20 A raiz da sabedoria é temer ao Eterno, os seus ramos são uma vida longa.  21 O temor do Eterno tira as transgressões; aquele que persevera desvia toda cólera. 22 A paixão do ímpio não poderá justificá-lo, porque o peso de sua paixão é sua cólera é a sua ruína.  23 O paciente resistirá até o momento oportuno, mas depois a alegria brotará para ele.  24 Até o momento oportuno calará suas razões, mas os lábios de muitos narrarão sua inteligência.  25 Nos tesouros da sabedoria estão as máximas da ciência, mas para o pecador a religião é execrável.  26 Desejas a sabedoria? Guarda os mandamentos e o Eterno dar-te-á em profusão;   27 porque o temor do Eterno é sabedoria e instrução e seu agrado é fé e mansidão.   28 Não desobedeças ao temor do Eterno e não vás a Ele com um coração fingido.  29 Não sejas hipócrita diante do mundo e cuida de teus lábios.  30 Não te eleves para não caíres e atraíres sobre ti a vergonha,   31 porque o Eterno revelará os teus segredos e, no meio da assembleia, te precipitará,   32 pois não te aproximaste do temor do Eterno e o teu coração está cheio de fraude.

oooOOOooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário