quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 74 (O SACRIFÍCIO DE COMUNHÃO)

Shalom Yeladim,
Hoje nós vamos aprender sobre os três sacrifícios que aparecem em Vayicrah: holocausto, oblação, comunhão e seus significados.
Shabat Shalom lekulam!
O SACRIFÍCIO DE COMUNHÃO/ZEBAH SHELAMIM
Vayicrá/Levítico 3:1-17
Os primeiros três sacrifícios que aparecem em Vayicrah/Levítico são: "olah/holocausto" (um tipo de oferenda/presente feita através do sangue de um animal e  é considerado o mais perfeito, porque tudo que é oferecido a YHWH é queimado); "minchah/oblação" (oferta feita com produtos da terra, cultivados para alimento do homem como o trigo, a cevada ou em forma de pão, onde uma parte era oferecida a YHWH e outra ficava para os Cohanim) e "shelamim/pazes".
A palavra "shelamim" pode ser traduzida também como "comunhão". "Shelam" vem da mesma raiz da palavra "shalom", cujo significado é "completude" e se escreve da mesma forma (שלום - shim, lamed, vav, mem).  O que distinguem as duas palavras são os sinais massoréticos (pontinhos que nos ajudam a enxergar as vogais no hebraico).
As ofertas de shelamim eram oferendas voluntárias e incluíam bolos sem fermento, bois, cabras ou ovelhas. Eram celebradas em agradecimento por algum favor recebido e tinham um significado muito especial, pois, eram ofertas em que se faziam "refeições sagradas"A melhor parte pertencia a YHWH e era queimada; as outras duas partes eram distribuídas entre o Cohen/Sacerdote e o ofertante que a comia num banquete sagrado juntamente com seus familiares e convidados. 

Como podemos ver, Yeladim, o sacrifício de "shelamim" é aquele que nos aproxima de YHWH, nos faz estar em comunhão com o nosso próximo mas, principalmente, uma forma de gratidão por todo o bem que Ele faz a Seus Filhos. 
verso para decorar: "Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? (Tehilim/Salmos: 116:12)
ATIVIDADE:
(figura para pintar)
a)  Pinte a figura ao lado.
b) Desenhe ou recorte alguns alimentos e coloque na mesa dos seus convidados.

PERGUNTAS DA SEDRA:
1.  Quais os 3 primeiros sacrifícios que encontramos em Vayicrah?
______________________________
2.  O que significa "shelamim"?
______________________________
______________________________



E agora, vamos cantar!

MA ASHIV
(Como Retribuirei)
Tehilim/Salmos 116:12

Ma ashiv L’Adonai  / kol tagmulav alai
Cós yeshuot essá  / uveshem HaShem ecrá
Nedarai L’Adonai  /nedarai ashalem
Cos yeshuot essá  / uveshem Adonai ecrá
  Lechá ezbach zevach todá  / uveshem Adonai ecrá
Cos ieshuot essá  / uveshem YHWH ecrá

(Tehilim 116:12 
Como retribuirei a Adonai por todos os Seus benefícios para comigo? Uma taça de salvação erguerei e em nome de Hashem proclamarei. Minhas promessas a Hashem pagarei, diante de todo o Seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário