sábado, 18 de agosto de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 73 (AS OFERTAS DOS SACRIFÍCIOS A ELOHIM)

Shalom Yeladim,
Estamos iniciando o terceiro livro da Torah, o Sefer Vayicrah/Levítico.  Este livro contém Instruções religiosas, civis e morais para todo o povo de Israel.  O que isso significa?  Que mais uma vez o Eterno, pensando em Seu povo, deixou por escrito, detalhadamente (timtim por timtim), como os Israelitas deveriam agir em relação a sua vida com YHWH, com seu próximo e consigo mesmo.

AS OFERTAS DOS SACRIFÍCIOS A YHWH
Vayicrá/Levítico 1:1-2:16
O significado da palavra hebraica (Vayicrá) é "e chamou", porque o perek/capítulo se inicia com Instruções a Mosheh sobre como deveriam ser feitas as ofertas e os sacrifícios perante YHWH.
Sabemos que a figura do Cohen haGadol/Sumo Sacerdote na Torah é uma representação do Mashiach (Messias). Assim como o Cohen haGadol era o mediador (aquele que representava) o povo perante YHWH, Yeshua é o "medidor" da Brith Hadashah (Aliança Renovada) em favor daqueles que vão herdar a Nova Yerushalayim. 
Como eram feitos os sacrifícios? Antes da vinda do Mashiach, quando alguém cometia alguma falta, um animal era levado ao Tabernáculo para ser "sacrificado" em seu lugar.  
A forma como os sacrifícios eram feitos naquela época, tinham como propósito alertar o homem sobre o pecado de cada um e suas consequências. 
Os capítulos de 1 a 7 de Vayicrá são dedicados inteiramente a falar das ofertas que eram os principais sacrifícios usados nos rituais tanto no Tabernáculo, quanto no Templo.
De acordo com Vayicrá 1:1-4, quando alguém cometia um pecado contra a Torah (Lei de Elohim), primeiramente, deveria escolher um animal sem defeito. Depois, a pessoa oferecia o sacrifício do animal em seu lugar. O verso 1:9 diz que "o culto deveria ser agradável a YHWH", ou seja, "quando o sacrifício era aceito por Ele", era obtido o perdão do pecado.

ATIVIDADE:


1.  Pinte a Figura abaixo.


2.  Escreva o nome de cada peça do Tabernáculo que você consegue identificar no desenho ao lado.


3.  Responda:  De que tratam os 7 primeiros capítulos de Vayicrá?  

Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário