sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 72 (O MISHKAN/TABERNÁCULO E A GLÓRIA DE ELOHIM)

Shalom Yeladim,
O capítulo/perek anterior de Shemot/Êxodo (39) termina com Mosheh abençoando Am'Israel/Povo de Israel, após ver concluídas todas as obras que YHWH ordenara fossem feitas para o Mishkan/Tabernáculo, para Serviço a Ele.

A PRESENÇA DE YHWH
Shemot/Êxodo 40:1-39
O perek/capítulo 40, começa com Elohim falando a Mosheh: "No dia primeiro do primeiro mês, construa o Tabernáculo da Tenda da Reunião. Coloque nele a arca da aliança e a cubra com o véu. Ponha a mesa e arrume os pães sobre ela e depois, coloque a Menorah/Candelabro e acenda as suas lâmpadas" (Shemot 40:1-4).
Mosheh fez tudo conforme a orientação de HaShem. "Então a Nuvem cobriu a Tenda da Reunião, e a Glória de YHWH encheu o Tabernáculo, de modo que Mosheh não pôde entrar na Tenda. Cada vez que a Nuvem se elevava acima do Tabernáculo, era sinal de que os filhos de Israel deviam prosseguir viagem. Porém, se a nuvem não se elevava, eles permaneciam no lugar, até que ela se elevasse novamente" (Shemot/Êxodo 40:34-38).
Vimos em Shemot/Êxodo 13:21-22 que durante a caminhada do Povo de Israel pelo deserto, a proteção do Senhor esteve com eles em forma de nuvem durante o dia e à noite como uma coluna de fogo. 
Agora, essa mesma forma a proteção estava sobre o Tabernáculo! Durante o dia como uma Nuvem e à noite como um Fogo que era visto por toda a Casa de Israel, durante todo o tempo da sua viagem.
Como é bom termos a certeza de que O Eterno está sempre no meio do Seu povo, protegendo e livrando de todo o mal! 
Frase para memorizar: "YHWH cuida de mim".     
(A Nuvem de Glória)
ATIVIDADE: 
1. Pinte as cortinas do Mishkan.
 2. Cole algodão sobre a nuvem.
Pronto!
Com a Sedrah desta semana, terminamos todo o livro de Shemot/Êxodo, que trouxe-nos a história de Mosheh, a saída do povo de Mitzraym,  a construção do Mishkan/Tabernáculo e a Torah.
Chazak, chazak v'nit chazek!

Nenhum comentário:

Postar um comentário