sábado, 28 de julho de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 70 (A ARCA, A MESA DOS PÃES, A MENORAH, O INCENSO E O ÓLEO)

MISHKAN/TABERNÁCULO: A Arca, A Mesa dos Pães, a Menorah, Incenso e Óleo
(Mishkan)
Shemot/Êxodo 37:1-29
A partir de Shemot/Êxodo 25:9-22, temos visto o Senhor dando à Mosheh instruções minuciosas (detalhadas) para a construção do Mishkan/Tabernáculo, a começar pelo Aron HaKodesh/Arca Sagrada, que era o ponto central de encontro entre YHWH com o seu povo.  Instruiu, também detalhadamente, como deveriam ser feitos os móveis, utensílios e demais ornamentos do Mishkan.
Os materiais para construção foram conseguidos ali mesmo, entre os israelitas, e em larga quantidade.  As madeiras vieram das florestas (oasis) do deserto. Homens, mulheres e crianças doaram suas jóias (braceletes, anéis e brincos); ouro, pedras preciosas, sendo transformadas em jarros  e adornos para a "Casa Móvel do Senhor". Levaram, também, púrpura e escarlate, tecidos de linho fino e peles de cabra e de carneiro; prata e bronze, madeiras de shittim (acácia) para vários usos, entregando tudo à Mosheh para a construção do Mishkan. Os príncipes do povo ofereceram pedras preciosas para o éfode (Shemot 35.21-29). Tudo foi feito com muito capricho por mãos de artistas; homens capacitados pelo Eterno para executarem tudo conforme Suas Instruções.
E o povo entregou do que possuia com tanto gosto, que sobejou (sobrou) de tal modo que Mosheh precisou dizer a eles que não precisava entregar mais nada.
Como podemos ver, Yeladim, HaShem sempre se preocupou com Seu povo, por isso, nos deixou por escrito um "manual de vida - a Sua Torah" para que jamais pudéssemos nos desviar de Seus Caminhos.  E, quando os homens começaram a esquecer Seus conselhos e a seguir ensinamentos de homens, Ele nos enviou Seus profetas, para nos apontar o Caminho de volta.
Shabat Shalom! 
ATIVIDADE:

Identifique as figuras abaixo e assinale aquelas que foram mencionadas na Sedrah desta semana. A seguir, pinte os desenhos.

1. ____________________
2. ____________________
3. ____________________
4. ____________________
5. ____________________
Shabat Shalom!  





Nenhum comentário:

Postar um comentário