sábado, 7 de julho de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 67 (O BEZERRO DE OURO)

Shalom Yeladim,
Na última Sedrá estudamos como o Eterno, no passado, honrava aqueles que eram "escolhidos e separados" para o serviço a Ele.  Os Cohanim/Sacerdotes eram "ungidos" com um óleo finamente preparado e tão especial, que só reis e profetas tinham o mesmo privilégio.   
Bom estudo!
O BEZERRO DE OURO (ídolos)
Shemot/Êxodo 32:1-14
O perek/capítulo anterior  (Shemot/Êxodo 31) termina com YHWH dando a Mosheh duas Tábuas de Pedra, contendo os 10 Ditos/Mandamentos, escritas por Seu próprio dedo.
Mosheh já estava na presença de HaShem  40 dias, no monte Sinai!  O povo, estava ansioso, achando que Mosheh não iria retornar. Por isso, começaram a pressionar Aharon, dizendo: "faça-nos um deus que possa ir à nossa frente"; um deus que possamos adorar como ao próprio YHWH, pois, "o homem que nos tirou de Mitzraim/Egito não vai mais voltar".
Aharon, então,  pediu que levassem a ele todos os pendentes (brincos) de ouro que as mulheres e as crianças estivessem usando.  E assim foi feito!
Todos os brincos de ouro que o povo entregou a Aharon foram derretidos e com o ouro fabricado um "deus bezerro".  Por quê um "deus bezerro"?  Provavelmente, porque era a única referência que eles tinham de um "deus/elohim" (afinal, ficaram mais de 400 anos em Mitzraim/Egito, onde uma das divindades mais adoradas era o "deus boi" Apis). 
"Então eles exclamaram:  Eis aqui, povo de Israel, o teu elohim, que te tirou da terra de Mitzraim" (Shemot 32:4).  No outro dia, pela manhã, ofereceram ofertas e sacrifícios ao "bezerro de ouro", depois, sentaram-se para comer, beber e se divertir.
Foi, então, que o Senhor disse a Mosheh: "Vai, desce depressa; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu, desviando-se dos Meus Caminhos; me rejeitando, dizendo que esse "falso elohim" é que os tirou do Egito/Mitzraim" (verso 7, 8). E disse mais:  "Eu conheço muito bem esse povo; é gente teimosa e de coração duro. Agora, deixa-me, para que na minha ira/raiva consuma (destrua) a todos os infiéis; depois, farei de você uma grande nação".
Todavia, Mosheh não pensou na "grande honra" que YHWH queria lhe dar (ser uma grande nação). Pensou no sofrimento do seu povo e em tudo aquilo que os outros povos diriam de HaShem, e clamou: "Oh! YHWH, porque o Senhor ficou tão zangado com  o Seu povo? Com aqueles que tiraste do Egito mostrando tantos sinais e maravilhas?  Certamente, os egípcios vão dizer que tiraste o povo de Mitzraim para levá-los ao deserto e alí destruí-los!  Mostra tua compaixão e perdôa-os por amor aos Teus servos Avraham, Yitz'chak e Ya'akov, a quem fizeste promessa de multiplicar a descendência".
Então, O Eterno Se lembrou de Sua promessa e por Sua grande chessed/misericórdia,  "reconsiderou" o que havia dito e não fez cair sobre o povo a desgraça que havia prometido.
Ao "interceder" pelo povo, Mosheh alcançou graça aos olhos de HaShem e, por causa disso, mais uma vez, o povo foi poupado da destruição.
Quem nunca entristeceu seu pai ou mãe, desobedecendo-os?  Quantas vezes também, já não fomos poupados de um castigo (ficar sem brincar na rua, sair com os amigos, assistir televisão, jogar vídeo game, etc)  ou até de umas boas palmadas, quando um avô, avó, tio ou irmãozinho "intercedeu a nosso favor"?
Veja o que nos diz o Profeta Yeshayahu/Isaias, no verso 55:7 - "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar".

Portanto, Yeladim, DEVEMOS ESTAR SEMPRE VIGILANTES para não pecar, porém, se isso acontecer, tudo o que precisamos é nos arrepender, pedir perdão pelo que fizemos e nosso Avinu Shebashamayim (Pai que está no céu), em Sua grande misericórdia nos dará o Seu pleno perdão.  
Shabat Shalom!
ATIVIDADE
(figura para pintar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário