sábado, 30 de junho de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 66 (O ÓLEO DA UNÇÃO)

Shalom Yeladim,
Na Sedrah anterior aprendemos sobre o Altar do Incenso, que levava até a presença de YHWH os suaves aromas das especiarias. Aprendemos, também, que a adoração e as  tefilot daqueles que têm um coração puro, são como o "incenso" agradável diante do Eterno.
Bom estudo!
O ÓLEO/SHEMEN DA UNÇÃO/MESHACH (Separação)
Shemot/Êxodo 30:23-32
O estudo de hoje começa com YHWH dizendo a Mosheh: "Toma também das principais especiarias (plantas perfumadas), uma porção da mais pura mirra, de canela aromática, de cálamo aromático, de cássia e de azeite de oliveiras. Disto farás um óleo sagrado para as unções (honras), um perfume composto conforme a arte do perfumista; este será o óleo sagrado para as unções. Com ele ungirás a Tenda da Revelação, a Arca do Testemunho, a Mesa com todos os seus Utensílios, o Candelabro (Menorah) com os seus utensílios, o Altar de Incenso (Ketoret), a Altar dos Sacrifícios com todos os seus utensílios, o Altar de Incenso. Assim santificarás tudo, para que sejam santíssimas a mim; e tudo o que as tocar será santo. Também ungirás a Aharon/Arão e seus filhos (Banim), e os santificarás para o serviço a YHWH. E falarás aos filhos de Israel, dizendo:  Este me será o óleo sagrado para as unções por todas as vossas gerações.  Esse óleo especial não é para ungir qualquer homem; e não tentem imitar a sua composição; pois, é sagrado. Aquele que fizer um perfume igual a este, ou que com ele ungir a um estranho, será extirpado do seu povo".
Como temos visto, Yeladim, desde que o Eterno tirou os Israelitas do Egito, Ele se preocupou em explicar a eles cada detalhe sobre Sua vontade e propósitos.
O óleo que foi preparado para a unção de Aharon e seus filhos, também era usado para ungir (separar/honrar) Reis e Profetas na antiguidade.  
Esse óleo aromático se tornava como uma "coroa de honra" para o sumo sacerdote (Levítico 21:12) e deveria produzir um cheiro suave em todo o Tabernáculo.
Também a nossa vida foi "ungida" (separada com honra) por YHWH, para que possamos ser testemunhas dEle e onde quer que estejamos, possamos exalar (emitir) o bom perfume do Mashiach.
Esse perfume representa a nossa vida, Yeladim, que é preciosa para YHWH. Será que a nossa vida tem "exalado" o perfume que agrada ao Eterno? 

ATIVIDADE
(Figura para pintar)
Perguntas:
1  Voce lembra quais são as especiarias que compunham o óleo a unção?
________________________________________
________________________________________
2  Quem deveria ser ungido com aquele óleo?
________________________________________
________________________________________
3  O que voce tem feito para "exalar" aroma que agrade ao Eterno?
________________________________________________
________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário