sábado, 9 de junho de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 63 (A VESTIMENTA DOS COHANIM)

Shalom, Yeladim!
Na Sedrah anterior, vimos YHWH falando a Mosheh para pedir àqueles de “coração voluntário” que entregassem uma oferta para a construção do Tabernáculo (Mishkan), para que ele pudesse estar no meio do Seu povo e, também o Aaron haKodesh, uma espécie de baú/arca de madeira especial. 
Para que tudo ficasse exatamente como Ele desejava, HaShem deu a Mosheh todas as instruções necessárias para a construção. Tanto a Arca como os móveis e utensílios do Tabernáculo deveriam ser revestidos de ouro puro; as cortinas, dos melhores tecidos e peles; e completou dizendo:- “Preste muita atenção, para que tudo seja feito conforme o modelo que mostrei a você  lá no Monte.” (Shemot/Êxodo 27:40). 
Bom estudo!
A VESTIMENTA DOS COHANIM/SACERDOTES
(Shemot/Êxodo 28:1-43)
Em Shemot 28, o Eterno dá instruções a Mosheh a respeito de quem ele deveria separar para o ofício (trabalho) de sacerdote e como deveriam ser feitas as vestimentas para que pudessem estar apresentando o povo perante YHWH.
Foi, assim, que Aharon e seus filhos foram escolhidos com exclusividade, para servir ao Eterno, sendo um "intermediário" entre o povo e YHWH. E claro, para estar na presença de HaShem, eles não poderiam se apresentar de qualquer jeito.  Por isso, YHWH mandou que se fizesse trajes especiais; roupas dignas de aparecer perante o Rei do Universo; gloriosas e cheias de ornamentos (enfeites), ouro e pedras preciosas: "Estas, pois, são as vestes que farão: um peitoral, um avental (éfode),  um manto, uma túnica bordada, um turbante para a cabeça (mitra) e um cinto (faixa); farão, pois, as vestes sagradas para Aharon/Arão, teu irmão, e para os filhos dele, a fim de me administrarem o ofício sacerdotal" (Shemot 28:4)E disse mais: "Falarás a todos os homens hábeis (capazes), a quem eu tenha enchido da Ruach de Sabedoria para que façam as vestes de Aharon, para santificá-lo, a fim de que me administre o ofício sacerdotal" (Shemot 28:2,3). 


Assim como instruiu Mosheh sobre o Tabernáculo, HaShem deu a Mosheh todas as informações para que se fizesse a vestimenta dos Cohanim/Sacerdotes. (As roupas de Aharon teriam de ser feitas especialmente por aqueles a quem O Eterno tinha dado, através da Ruach, o dom para executar aquela tarefa). 
Sobre o manto, o Cohen Gadol deveria usar uma vestimenta chamada efod/éfode, feita de puro linho azul, púrpura e escarlate com ouro.  Em cada ombro, deveria levar uma pedra de ônix com o nome das 12 Tribos de Israel (seis nomes de cada lado). Isso significava que toda vez que o Cohen Gadol entrasse no Lugar Santo ele estaria levando o nome das 12 Tribos perante YHWH.
Também, deveria ser feita uma faixa em linho azul, púrpura e escarlate, entrelaçada com ouro, para ser colocada ao redor da cintura do Cohen Gadol. Por cima do éfode deveria levar um "peitoral" (espécie de bolsa pendurada), lindamente tecido em linho azul, púrpura e carmesim, ouro e com 12 pedras preciosas fixadas na parte da frente com o nome da cada Tribo.
Para usar debaixo do efod deveria ser feito um manto azul com pequenos sinos de ouro pendurados na borda, intercalados com pequeninas romãs também de ouro. (O Som dos sininhos poderia ser ouvido por toda kehilah de Israel, quando Aharon entrasse no Lugar Santo seria o sinal de que a oferta do povo tinha sido aceita por YHWH).
O Cohen Gadol deveria usar sobre sua cabeça uma espécie de turbante (ou mitra) de linho fino, preso por uma faixa azul, com uma placa em ouro, com a seguinte inscrição: "Santidade a YHWH", simbolizando a verdadeira santidade, sem a qual o povo não seria aceito por HaShem (Shemot 28:36-38). (A colocação da lâmina dourada na testa de Aharon tinha um significado especial: era a certeza de sua qualificação para o serviço a YHWH e de sua eleição como "mediador entre YHWH e Am'Israel/Povo de Israel).
Tanto as vestes especiais de Aharon, quando as vestes de seus filhos deveriam ser usadas todas as vezes que eles entrassem no Tabernáculo, para o ofício ao Eterno.
Os Cohanim/Sacerdotes que ministrassem no Lugar Santo deveriam usar uma túnica longa (casaco bordado), com mangas de linho branco, sem costura; calções brancos de linho até as coxas; turbante (ou mitra) e um faixa de tecidos (Shemot 39:29).
Assim como os sacerdotes não poderiam chegar à presença de YHWH de qualquer jeito, pois, poderiam morrer (Shemot 28:43), nós também não podemos servir a Ele de qualquer maneira. 

Veja o que diz o salmista no Tehilim, Salmos 100:2: "Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto".
(Complete o que estiver faltando
e pinte )

Tarefa:

1.  Leia o texto e complete o que está faltando na figura ao lado.

2.  Aharon, com suas vestimentas de beleza e glória,  representa o único e verdadeiro Cohen Gadol/Sumo Sacerdote. Você Sabe o nome do nosso Cohen Gadol? (Resposta: Leia Ivrim/Hebreus 4:15)


Shabat Shalom!











Nenhum comentário:

Postar um comentário