terça-feira, 8 de maio de 2012

CICLO TRIENAL - SEDRAH 59 (Semana de 06 a 12 de Maio/2012)

Torah: Shemot/Êxodo 22:28 - 23:33
Tema(s): Leis Diversas; As Solenidades Bíblicas
Haftarah: Yehoshuah/Josué 9, 13; Shoftim/Juízes 18
Tema(s)Os povos contra Israel; Início da partilha da Terra; Dan procura um Território
Shirim u’Chochmah: Tehilim / Salmos 59; Chochmah Sh'lomo/Sabedoria de Salomão 8
Tema(s): Libertação dos Opressos; Buscando a Sabedoria

PERGUNTAS
1  "Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de outros deuses nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles" (Shemot 23:13). Com que propósito HaShem dá essa Mitzvah/Mandamento - "nem falar o nome deles"? Explique.

2  "Contudo, à tribo de Levi Moisés não deu herança; YHWH, Elohim de Israel, é a sua herança, como lhe tinha dito" (Yehoshua 13:33). Por quê o Eterno não "deu herança"aos levitas e o que isso representou para a Tribo?

3  Como a Tribo de Dan ainda não havia recebido sua parte na herança, separou 5 homens e os enviou à região montanhosa de Efrayim, com o intuito de "espiar a terra" que intentava conquistar para sí. Lendo Shoftim 18:- Que Mitzvot/Mandamentos os Danitas violaram e quais as consequências?

4  "vagueiam buscando o que comer, e resmungam se não se fartarem" (Tehilim 59:15)".  Em sua opinião, qual o significado por trás da frase grifada? 

SABEDORIA DE SALOMÃO\Chochmah Sh'lomo
Perek/Capítulo 8
1 Ela se estende com vigor de uma extremidade à outra, e com suavidade governa todas as coisas.
A Sabedoria, virtude e companheira
2 Eu a amei e procurei desde a juventude e pretendi fazê-la minha esposa, apaixonado pela sua beleza.
 3 A sua convivência com YHWH realça a sua nobre origem, pois o Senhor de todas as coisas a amou. 4 Conhecedora da ciência de YHWH, é ela quem seleciona as suas obras.
 5 Se a riqueza é um bem desejável na vida, que há de mais rico do que a Sabedoria, que realiza todas as coisas?
 6 E se é o bom senso que age eficazmente, quem mais que a Sabedoria é artífice de todas estas coisas que existem?
 7 E se alguém ama a justiça, saiba que são frutos da Sabedoria as virtudes: ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a fortaleza, que são os bens mais úteis na vida.
 8 Se alguém deseja uma vasta experiência: ela conhece o passado e entrevê o futuro, conhece a sutileza das palavras e as soluções dos enigmas, vê de antemão os sinais e prodígios e os acontecimentos das circunstâncias e dos tempos. 
9 Decidi, pois, tomá-la por companheira de minha vida, sabendo que me seria conselheira para o bem e conforto nas preocupações e na tristeza.
 10 Por causa dela serei louvado ante as multidões e, apesar de jovem, serei honrado pelos anciãos;
 11 nos julgamentos reconhecerão minha perspicácia e provocarei a admiração dos poderosos. 12 Se eu me calar, ficarão esperando por mim, e se eu falar, hão de prestar atenção: se prolongar minhas palavras, porão a mão sobre a boca.
 13 Por causa dela alcançarei a imortalidade e deixarei lembrança eterna aos que vierem depois de mim.
 14 Governarei os povos e as nações me serão sujeitas; 
15 ao ouvirem meu nome, reis temíveis se assustarão; hei de mostrar-me bom para com o povo e valente na guerra.
 16 De volta para casa, encontrarei nela o meu descanso, pois a sua companhia não traz amargura, nem tédio a sua convivência, mas sim alegria e contentamento.
Prece para obter Sabedoria
Introdução
17 Meditando estas coisas comigo mesmo e considerando, em meu coração, que a imortalidade está no relacionamento com a Sabedoria,
18 e que na sua amizade existe alegria perfeita, e riqueza inesgotável no trabalho de suas mãos; considerando também que a prudência vem da assiduidade em escutá-la e que, na comunhão com suas palavras, está a celebridade, eu ia por toda parte, procurando conquistá-la para mim. 19 Fui um menino bem dotado e coube-me, por sorte, uma alma boa;
 20 ou melhor, como era bom, vim a um corpo sem mancha.
 21 Sabendo, porém, que só poderia obter a Sabedoria se YHWH ma concedesse – e já era sinal de Sabedoria saber de Quem era o dom – dirigi-me ao Senhor e orei, dizendo de todo o meu coração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário