quarta-feira, 16 de maio de 2012

CICLO TRIENAL - SEDRAH 60 (Semana de 13 a 19 de Maio/2012)

Torah: Shemot/Êxodo 24:1-18
Tema(s): A Conclusão da Aliança do Sinai
Haftarah: Sh'muel Alef/1a. Samuel 12, 13; Melachim Beit/2a. Reis 11
Tema(s)Sh'muel se retira da presença de Shaul; Combate contra os Filishtim; A morte de Atalyah 
Shirim u’Chochmah: Tehilim / Salmos 60; Chochmah Sh'lomo/Sabedoria de Salomão 9
Tema(s): Pedido de Socorro; Oração por Sabedoria


PERGUNTAS


1    Lendo Shemot 3b e 7b. Quais as diferenças e semelhanças nas palavras do povo e ao que elas nos remetem?

2  Shemot 24:18 relata que Mosheh esteve no monte por 40 dias e 40 noites.  Que outras passagens você conhece falam sobre esse "período" e qual o seu simbolismo?

3  No passuk/capítulo 12 de Sh'muel Alef, o Profeta lembra ao povo sobre a responsabilidade que eles assumiram ao pedir para si um rei. Que responsabilidade é essa e quais as suas implicações?

4  O passuk 13 de Sh'muel fala sobre duas atitudes de Shaul:- uma que expôs o povo perante os seus inimigos e outra que tirou-lhe o reino e o expôs à ira de YHWH.  Que atitudes foram essas e o que as motivou?

5  Em Melachim Beit/2 Reis, vemos Atalyah "matando toda a descendência real" e usurpando o trono.  Se, de fato,  toda a descendência real tivesse sido destruída, o que isso representaria?

6  Leia o Tehilim 60 e explique, com suas palavras, a frase: "Efraim é o meu capacete; Yehudah/Judá é o meu cetro".  


SABEDORIA DE SALOMÃO\Chochmah Sh'lomo
Perek/Capítulo 9

Prece de Salomão pela Sabedoria
1 “Ó Elohim de meus antepassados e Senhor de misericórdia, que tudo fizeste com a tua Palavra,
 2 e com tua Sabedoria criaste o ser humano para dominar as criaturas que fizeste,
 3 para governar o mundo com santidade e justiça e exercer o julgamento com retidão de coração! 4 Dá-me a Sabedoria que se assenta contigo no teu trono e não me excluas do número de teus filhos. 
5 Pois sou teu servo, filho de tua serva, homem frágil e de vida breve, e incapaz de compreender a justiça e as leis. 6 Por mais que alguém entre os mortais seja perfeito, se lhe faltar a tua Sabedoria, será considerado como nada.
 7 Tu me escolheste para rei do teu povo e juiz dos teus filhos e filhas; 8 ordenaste-me construir um templo no teu monte santo e um altar na cidade de tua residência, à semelhança da Tenda sagrada que preparaste desde o princípio. 
9 Contigo está a Sabedoria que conhece as tuas obras e que estava presente quando fazias o mundo; ela sabe o que é agradável aos teus olhos e o que é correto conforme os teus preceitos. 10 Manda-a dos teus sagrados céus e faze que ela venha do teu Trono glorioso, para que me acompanhe e trabalhe comigo e eu saiba o que é agradável diante de ti. 11 Pois ela tudo conhece e compreende, e me guiará com prudência em meus trabalhos, protegendo-me com a sua glória.
12 Assim minhas obras serão bem aceitas, governarei teu povo com justiça e serei digno do trono de meu pai. 13 Pois qual é o ser humano que pode conhecer o projeto de YHWH? ou quem poderia imaginar o que pretenda o Senhor?
 14 Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas providências incertas:
 15 porque o corpo corruptível torna pesada a alma e a morada terrena oprime a mente que pensa em tantas coisas. 16 Mal podemos conhecer o que há na terra, e a muito custo compreendemos o que está ao alcance de nossas mãos; quem, portanto, rastreará o que há nos céus?
 17 Quem, pois, conheceria o teu projeto, se não lhe desses a Sabedoria e do alto enviasses o teu santo Espírito? 18 Só assim se tornaram retos os caminhos dos que estão sobre a terra, os homens aprenderam o que te agrada e, pela Sabedoria, foram salvos”.
oooOOOooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário