quinta-feira, 3 de maio de 2012

CICLO TRIENAL SEDRAH 58 (Semana de 29 de Abril a 05 de Maio/2012)


Torah: Shemot/Êxodo 21:1 - 22:27
Tema(s): Leis Diversas sobre Pessoas, Animais e Indenizações
Haftarah: Sh'muel Beit/2a. Samuel 12, 14; Nehemiyah/Neemias 5 
Tema(s)O pecado de David; Yoav e Av'Shalom; Desafios de Nehemiyah/Neemias
Shirim u’Chochmah: Tehilim / Salmos 58; Chochmah Sh'lomo/Sabedoria de Salomão 7
Tema(s): O Juiz dos juízes; A ação da Sabedoria

PERGUNTAS
1  "O primogênito de teus filhos me darás"( Shemot 22:29).  Por todos os exemplos encontrados na Torah/Bíblia, qual o real significado desse mandamento?
2  "Quando a criança ainda vivia, jejuei e chorei, pois dizia:  Quem sabe se o Senhor não se compadecerá de mim, de modo que viva a criança? Todavia, agora que é morta, por que ainda jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim"(Sh'muel Beit 14:22-23). Que lição podemos aprender com David?
3  Sobre o que fala o Tehilim 58 e qual a conclusão do Salmista?   

SABEDORIA DE SALOMÃO\Chochmah Sh'lomo
Perek/Capítulo 7
Salomão necessita a Sabedoria, artífice de Elohim  
1 Também eu sou um mortal, igual a todos, do gênero daquele ser terreno que por primeiro foi feito. Formado em carne, no seio de minha mãe,
 2 durante dez meses tomei consistência em seu sangue, por força do sêmen viril e do prazer, companheiro do sono. 3 Também eu, quando nasci, respirei o ar comum e, ao cair na terra, que tudo recebe de modo igual, estreei minha voz chorando, igual a todos.
 4 Envolto em faixas fui criado, entre cuidados; 5 nenhum rei começou a existência de outra maneira. 6 Para todos é uma só a entrada na vida, e uma só, a saída. 
7 Por isso desejei, e foi-me dado o bom senso; supliquei, e veio a mim o espírito da Sabedoria.
 8 Preferi-a aos reinos e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor as riquezas.
 9 A ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro é um punhado de areia e, diante dela, a prata será avaliada como o lodo.
10 Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais do que a luz, pois seu esplendor é inextinguível.
11 Todos os bens me vieram junto com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos. 12 E alegrei-me com todos esses bens, pois é a Sabedoria quem os precede, apesar de eu ignorar que ela é mãe de todos eles.
13 Aprendi-a sem falsidade e reparto-a sem inveja: não escondo suas riquezas.
14 Ela é um tesouro inesgotável para a humanidade: os que a adquirem estão preparados para a amizade com YHWH, porque recomendados pelos dons da instrução.15 YHWH me conceda falar segundo o seu desejo e ter pensamentos dignos dos dons que recebi, pois ele é o guia da Sabedoria e é também quem corrige os sábios;
 16 em suas mãos estamos nós e as nossas palavras, assim como toda a Sabedoria e a habilidade.17 Ele me deu um conhecimento exato de tudo o que existe, para eu entender a estrutura do mundo e as propriedades dos elementos,
 18 o começo, o meio e o fim dos tempos, a alteração dos solstícios, as mudanças das estações, 19 os ciclos do ano e a posição das estrelas, 20 a natureza dos animais e a fúria das feras, a força dos espíritos e os pensamentos dos homens, a variedade das plantas e as propriedades das raízes. 
21 Aprendi tudo o que está oculto e tudo o que se vê, 
22 pois a Sabedoria, artífice de todas as coisas, mo ensinou.
A essência da Sabedoria
22 Há nela um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante, 
23 incoercível, benfazejo, amigo dos homens, benigno, constante, certeiro, seguro, que tudo pode, que tudo supervisiona, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis. 24 Pois a Sabedoria é mais ágil que qualquer movimento, e atravessa e penetra tudo por causa da sua pureza. 
25 Ela é o sopro do poder de YHWH, uma emanação pura da glória do Todo-Poderoso. Por isso, nada de impuro pode introduzir-se nela: 26 ela é reflexo da luz eterna, espelho sem mancha do poder de YHWH e imagem da sua bondade.
 27 Embora sendo uma só, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se às almas santas através das gerações, forma os amigos de YHWH e os profetas. 28 Pois YHWH ama tão somente aquele que convive com a Sabedoria. 29 De fato, ela é mais bela que o sol e supera todas as constelações. Comparada à luz, ela é mais brilhante:
 30 pois à luz sucede a noite, ao passo que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece.
oooOOOooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário