quinta-feira, 17 de maio de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 60 (O ETERNO CONFIRMA SUA ALIANÇA

Shalom, Yeladim!
A Sedrah da última semana (59) nos falou da Mitzvah/Mandamento que o YHWH deu aos Filhos de Israel:- "comemorar, anualmente e por todos as gerações (para sempre), três Chaguim/Festas (Chag HaMatzot/Pessach; Chag Shavuot/Primicias e Chag Sukot/Cabanas ou Tabernáculos)". 
Esta semana, vamos aprender sobre a "Aliança feita entre O Eterno e Seu Povo".
Bom estudo e Shabat Shalom!
O ETERNO CONFIRMA SUA ALIANÇA COM O POVO DE ISRAEL
(Shemot/Êxodo 24:1-18)

Este passuk/capítulo inicia com HaShem instruindo Mosheh a dizer ao povo para ficar de longe - no sopé (base) da montanha - para adorá-lo, pois, somente Mosheh estava autorizado a subir para falar com Ele. 
Quando Mosheh relatou ao povo todas as palavras de YHWH, e as várias ordenanças dadas, eles prontamente responderam dizendo: "Todas as palavras que o SENHOR disse nós faremos ". (Êxodo 24:3)

Depois de tantos anos no Egito, submetidos à escravidão de Faraó, o povo de Israel tornou-se fraco e desmoralizado, mas YHWH lembrou-se da promessa feita a Avraham, Yitschak e Ya'akov e se compadeceu de sua descendência.
Esse dia foi um dos mais importantes na história de nossos antepassados. As ordenanças (Leis) que Mosheh recebeu de YHWH foram uma espécie de "contrato" entre O Eterno e os Israelitas. Isso está registrado em mais de três passukim/capítulos da Bíblia (Ex 20:22-24:4). Elas serviriam para orientar os israelitas com relação a muitas coisas, como por exemplo:- a adoração a YHWH (como fazer o altar, como celebrar as festas, o Shabat); como tratar os escravos/empregados; como tratar casos de assassinatos; como ser justo com o próximo; deveres para com os necessitados e muitos outros (porque YHWH sempre se preocupou com cada detalhe na vida dos Seus filhos).

A definição Bíblica para Aliança (Testamento) é "pacto que une duas partes". Aliança é, portanto, um acordo que une duas ou mais pessoas, e a Escritura menciona algumas: Ya'akov/Jacó e Lavan/Labão, e David e Yonatan/Jônatas. Mas, a principal aliança foi feita entre o Eterno e o homem
A palavra hebraica para aliança é "b'rit" (ברית) e significa: acordo, ajuste, concerto. Uma "b'rit" é uma promessa solene; não pode ser quebrada e, se isso ocorrer, há sérias penalidades. (Ex.: na lei dos homens, quando ultrapassamos o farol vermelho - recebemos multas/penalidades).
No dia que a aliança foi firmada, Mosheh mandou construir um altar de pedra ao pé da montanha e que se erguissem doze pilares - um para cada tribo de Israel. Essa "aliança" foi estabelecida com sangue (sacrifício de animais). 
Depois disso, Mosheh leu todo o Livro da Aliança perante todo o povo. Também foi ordenado que - a cada sete (7) anos - essa leitura fosse repetida publicamente em Chag Sukot/Festa das Cabanas/Tabernáculos. Uma vez mais o povo respondeu alegremente: "tudo o que o SENHOR falou faremos, e obedeceremos".(Êxodo 24:7)
Assim ... YHWH fez aliança "perpétua" com o Seu Povo! Através dessa "aliança" O Eterno estava se colocando como Senhor e Rei invisível de toda a nação israelita.
Você pode até pensar:- Mas como O Eterno pode fazer Aliança com o povo, mesmo sabendo que poderiam quebrar a sua promessa? Bem, Yeladim, uma aliança com YHWH é diferente do acordo feito entre as pessoas, porque, às vezes, as pessoas se arrependem e quebram a sua palavra. Na aliança com HaShem, a Sua Palavra é um juramento de honra - "Ele nunca volta atrás"Isso nos prova o Seu grande amor para conosco! 
Como um pai, Ele deseja sempre acreditar nas palavras de Seus filhos e, mesmo quando erramos - se nos arrependemos - Ele está sempre pronto a nos oferecer o Seu perdão e amor. 
O verso 18 de Shemot 24 termina nos contando que após deixar Aharon e Hur com o povo, Mosheh tomou Yehoshua/Josué e subiu ao Monte Sinai. Durante seis dias a nuvem cobriu o topo do monte e no sétimo dia - do meio da nuvem - YHWH chamou Mosheh à Sua presença, onde permaneceu durante quarenta dias e quarenta noites (para receber novas instruções). 
oooOOOooo
(Atividade Sedrah 60)

ATIVIDADE


1.  Do que falamos na Sedrah passada?

2.  Esta Sedrah nos ensinou sobre: ____________________________________

3.  Qual o significado da palavra "aliança"?

4.  Que lição pudemos aprender com esta Sedrah?

5.  Vamos ajudar Mosheh a percorrer o caminho que o levará até o Monte Sinai? (Veja figura ao lado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário