sábado, 12 de maio de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 59 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

Shalom, Yeladim!
A última Sedrah nos ensinou sobre a importância dos Dez Ditos/Asseret HaDibrot e das bençãos que O Eterno prometeu àqueles que as observem.
Lá em Marcos 12:28 a 32, quando perguntaram a Yeshua: "mestre, qual é o maior mandamento" - sabe qual foi a sua resposta?: "O primeiro é 'Shemah/Ouve, Israel, YHWH nosso Elohim é o único Adonai/Senhor'. E o segundo é este: amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
Que maneira maravilhosa de nos mostrar que toda a Mitzvah/Mandamento tem como finalidade (consiste) amar a YHWH  sobre todas as coisas e às outras pessoas, de forma a fazer a elas o que gostaríamos que fosse feito conosco! Isso não é lindo?

AS TRÊS FESTAS BÍBLICAS ANUAIS
(Shemot/Êxodo 23:14-19)
Depois de entregar os Dez Ditos, o Eterno mandou Mosheh/Moisés dizer aos Israelitas que três vezes ao ano, deveriam celebrar a YHWH três Festas:  
1a.)  Chag HaMatzot/Festa dos Ázimos/Pessach: "A festa dos pães ázimos guardarás: sete dias comerás pães sem fermento como te ordenei, no primeiro mês, porque nele saíste do Egito". Essa mitzvah, O Eterno deu aos israelitas quando eles estavam saindo de Mitzrayim/Egito. (Ver Shemot/Êxodo 12: 1-20). 
2a.)  Chag Shavuot/Festa das Semanas ou da Colheita/Primícias: "também guardarás a festa da colheita, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo". Como o povo ainda estava no deserto, essa Festa começou a ser  celebrada, depois que eles chegaram à Terra Prometida. (Ver Shemot/Êxodo 12:40-41).
3a.) Chag Sukot/Festa das Tendas ou Cabanas: "igualmente guardarás a festa da colheita à saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho".  À exemplo de Shavuot, como os Israelitas estavam no deserto, essa Festa começou a ser celebrada depois que eles chegaram à Terra Prometida. Nesta festa os israelitas habitavam durante sete dias em tendas ou cabanas, por isso o nome "Chag Sukot" (Festa das Tendas ou Festa das Cabanas), para comemorar o tempo de peregrinação (longa viagem) no deserto. 
Essas três Chaguim/Festas são mandamentos eternos, ou seja, que YHWH ordenou a todos os Seus filhos para cumprirem "para sempre".
As festas eram comemoradas com grandiosos banquetes e muitas duravam uma semana e eram celebradas para cultuar ao Eterno ("...vos alegrareis durante sete dias...").
("...alegrem-se durante sete dias...")


ATIVIDADE:

Vamos colorir o desenho e deixar os Israelitas mais bonitos para a festa?










Nenhum comentário:

Postar um comentário