sábado, 26 de maio de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - 61 (ESPECIAL - MEGUILAT/HISTÓRIA DE RUTH)

Shalom, Yeladim ...
Estamos nos aproximando de Shavuot (Festa das Primícias / Pentecostes), portanto, uma ótima oportunidade para aprendermos um pouquinho da História de Rut, a moabita que, por fazer a melhor melhor escolha, foi privilegiada em fazer parte do Povo de HaShem! 
Chag Shavuot Sameach!
                           
"A HISTÓRIA DE RUT"
Rute é um livro que leva o nome de seu personagem principal"
Na Bíblia está situado entre Shoftim/Juízes e Sh'muel/Samuel e inicia com a frase: "Nos dias em que julgavam os juízes", indicando a época em que ocorre esse relato.

Nessa ocasião, O Eterno mandou nomearem Juízes  para ajudarem na condução do povo (2a. Samuel 7:11) pois, depois que os Israelitas estavam passando por declínio espiritual generalizado, relaxando na observância das Mitzvot / Mandamentos. 

Desde que houvesse um juiz, o povo servia a YHWH, caso contrário, logo seguiam após os deuses de outras nações. 
O povo de Israel não possuía um rei, como as outras nações, pois, HaShem mesmo queria reinar sobre o povo, de forma que os advertiu, dizendo que "se eles O abandonassem e fossem após outros deuses, Ele fecharia as janelas dos céus". (Deuteronômio 6:3; 8:9; 11:11,12). 
Infelizmente, foi exatamente o que acabou ocorrendo! Apesar de virem tantos sinais e maravilhas da parte de YHWH ao serem tirados do Egito, ao se estabelecerem em Kena'an/Canaã, o coração do povo começou a esfriar. Com o esfriamento espiritual, veio também a privação, pois, não houve chuva, como YHWH os havia prevenido. Não tendo chuva, os campos não germinaram, não houve o que colher e a fome se espalhou por toda parte.
O que ocorreu a seguir não estava nos propósitos de HaShem. Em meio a esse contexto, Elimelech/Elimeleque, de Belém da Judéia (ou Efrata), decidiu partir de sua terra natal com a esposa Noemi e seus os seus dois filhos. 
Será que YHWH, mesmo enviando fome àquela terra, não protegeria aqueles que confiassem nEle? 
Veja que interessante: o significado do nome Belém (Beit Lechem) é "Casa do pão"; Judá (Yehudah) significa "Louvor" ou "Ele será louvado"; Efratah "Lugar de fertilidade"; Elimeleque (Elimelech) "Meu Elohim é rei"; Noemi (Naomi) "Minha amada" ou "Meu prazer". 
Seria coincidência?! 
Certamente que não! Os planos de HaShem são sempre maravilhosos para Seus filhos, todavia, ele não os obriga a nada ... deixa-os escolher e é claro, nem sempre fazemos as melhores escolhas, certo? 
Foi assim que aquela família foi para Moav/Moabe - uma terra estranha, em meio a um povo considerado inimigo.
Algum tempo depois, Elimelech morre e acaba deixando Naomi com seus dois filhos Machlon e Kilyion que se casaram com duas moabitas, Orpah e Rut.
Alguns anos mais tarde, também os dois filhos de Elimelech morreram, deixando desamparada Naomi, juntamente com suas duas noras.
Tendo ficado sabendo que YHWH havia se compadecido do Seu povo e o abençoara com fartura de pão, Naomi resolveu voltar à sua terra levando consigo Orpah e Rut. Porém, a certa altura do caminho, aconselhou-as a voltarem para junto de seus familiares.
Orpah reluta, mas, concorda em retornar à casa de seus pais, porém, Rut decide ficar com Naomi, dizendo: "aonde quer que você for eu irei; e onde quer que ficar também eu ficarei; o teu povo será o meu povo, o teu Elohim será o meu Elohim"
Vendo Naomi que Rut estava decidida a ir com ela, partiram para Belém da Judéia, chegando já no início da colheita da cevada.
Indo ao campos colher espigas, certo dia,Rut conheceu Boaz, parente de Elimelech, que a permitiu que ela trabalhasse em seu campo.
Naomi já estava com idade avançada e preocupada em deixar Rut desamparada, aconselhou a se aproximar de Boaz. 
O livro de Rute nos conta uma maravilhosa história de amor e dedicação, que termina com o casamento de Rut e Boaz, um próspero israelita. 
Rut e Boaz tiveram um filho chamado Oved (Obede), que foi pai de Yishai (Jesse). O filho mais novo de Yishai foi David, ungido (separado) por YHWH e amado rei de Israel.  
A obediência leva Rut a fazer a escolha certa! Seu amor por Nahomi/Noemi e o desejo de servir a YHWH fizeram com que ela fosse "privilegiada" em fazer parte da linhagem do Povo de Israel e ter como bisneto, um jovem sincero amado por Elohim -  David Melech!

Atividade:
(pintar, recortar e dobrar)
LIVRO ILUSTRADO PARA MENORES DE 6 ANOS
baixar PDF: http://www.bibleforchildren.org/PDFs/portuguese/Ruth%20A%20Love%20Story%20Portuguese.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário