segunda-feira, 23 de abril de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 56 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

Shalom Yeladim,
A Sedrá da semana anterior nos fala sobre chegada do povo de Israel do outro lado do Mar de Juncos, sua alegria pelos milagres recebidos e sua partida rumo ao deserto de Shur.
Após caminharem 3 dias, estavam fatigados e com muita sede e, mais uma vez, YHWH os supriu, transformando as águas amargas de Marah em águas próprias para beber.
MOSHEH/MOISÉS BATE NA ROCHA
(Shemot/Êxodo 16:22 a 17:17)
Por ordem de YHWH, Mosheh conduziu os israelitas do deserto de Sin até Refidin, onde acamparam. Todavia, não havia água para o povo beber e novamente se rebelaram contra Mosheh, dizendo: "por quê nos tiraste de Mitzrayim/Egito, para deixar morrer de sede a nós, nossos filhos e rebanhos"? 
Mosheh novamente clamou ao Eterno para que fizesse um milagre, pois o povo estava apedrejá-lo, de tão irados.
Prontamente, YHWH respondeu a Mosheh e o instruiu a ir até o monte Choreb com alguns chefes (anciãos) do povo, levando consigo o cajado/vara com o qual tocou no Nilo. E disse mais: "Eu, YHWH, estarei diante de você sobre o Monte e, quando você ferir a rocha com a vara, a água jorrará e todo o povo poderá saciar sua sede". 
E assim como O Senhor falou, assim fez Mosheh, na presença de todos os anciãos do povo bateu na rocha e a água brotou em abundância.
Por causa da contenda (briga) que os israelitas tiveram com Mosheh e de desafiar YHWH ao perguntarem: "onde está Elohim?" , aquele lugar passou a se chamar Massah e Merivah.
oooOooo
(atividade)
PERGUNTA:

1.  Por quê o povo se revoltou contra Mosheh?

2.  O que YHWH mandou que Mosheh fizesse?
3.  O que foi que Mosheh fez?
4.  Por quê precisamos obedecer?
5.  O que aprendemos com a sedrah desta semana?




Nenhum comentário:

Postar um comentário