sexta-feira, 13 de abril de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 55 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

Shalom, Yeladim!
A Sedrah anterior (54) termina com a saída do povo de Israel do Egito e sendo conduzido por YHWH ao deserto, para fugir da terra dos filisteus (um povo terrível, que odiava os Israelitas). 
Em todo o momento Elohim esteve com eles!De dia, os protegia com uma Coluna de Nuvens e à noite com uma Coluna de Fogo. 
Porém, mal saíram de Mitzraym e Paroh/Faraó se arrependeu de deixá-los ir. Juntou um exército enorme, com 600 carros e cavalos e foi atrás deles. Os alcançou quando estavam acampados junto ao Mar de Juncos. 
Vendo o desespero dos israelitas, com a chegada daquele grande exército, Mosheh clamou a HaShem para que os livrasse. Então, o malach/Anjo de YHWH que ia à frente dos Israelitas e a Coluna de Nuvens, se colocaram atrás - entre eles e os egípcios. 
Mosheh ergueu suas mãos e o mar se abriu, formado uma coluna de Águas de ambos os lados e o povo pode atravessar de pés enxutos.  
O que aconteceu com o exército do Faraó, seus carros e seus cavalos?  Bem... quando os Israelitas terminaram de atravessar, novamente Mosheh ergueu suas mãos e o mar se fechou, engolindo a todos os soldados do Faraó, seus carros e seus cavalos.
Vamos ao estudo desta semana!
"Então cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro". (Shemot/Êxodo 15:1).
AS ÁGUAS AMARGAS TORNAM-SE DOCES 
(Shemot/Êxodo 15:22 a 16:21)
Continuando a sua jornada, os Israelitas partiram da região do Mar de Juncos em direção ao deserto de Shur. 
Tendo andado por 3 dias pelo deserto sem encontrar água, chegaram à Marah, mas, não puderam matar sua sede porque as águas eram amargas (marah = amarga). 
Outra vez o povo murmurou contra Mosheh, dizendo:- estamos com sede, "o que vamos beber?". Mais uma vez, Mosheh clamou e o Eterno lhe mostrou uma árvore. Ao jogá-la nas águas, imediatamente as águas se tornaram doces, ficando próprias para serem consumidas pelos homens, mulheres, crianças e animais. Que milagre maravilhoso!
E ali, em Marah, YHWH deu ao povo estatutos e Leis e fez um teste com eles (uma espécie de desafio), dizendo: "Se ouvires atentamente a voz de YHWH teu Elohim, e fizeres o que é certo diante de Seus olhos, e inclinares os ouvidos às Suas Mitzvot/Mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, não enviarei sobre vocês nenhuma das enfermidades (pragas) que enviei sobre o mitzraítas/egípcios; porque Eu Sou YHWH que te cura" (Shemot/Êxodo 15:26). Ou seja, a condição para eles ficarem livres das enfermidades que YHWH trouxe sobre o povo do Egito, era a obediência à sua Torah!
Saindo de Marah, chegaram à Elim onde havia 12 fontes de água e 70 palmeiras. Pararam e montaram acampamento perto das águas.
oooOooo
(para pintar e ligar)

ATIVIDADE

1.  Marque com um (X) o objeto que Mosheh precisava jogar nas águas de Marah:
-  açúcar (   )
-  um machado (   )
-  um tronco de árvore (   )
2. Agora, vamos ajudar Mosheh a encontrar o objeto e  levar até as águas?

Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário