quinta-feira, 1 de março de 2012

PENSANDO NO QUE FAZER PARA O SHABAT? (5) - PICADINHO DE MÚSCULO, PIRÃO, ARROZ E SALADA DE FRUTAS

Shalom, chaverim
A receita desta semana foi enviada por Moishe Ben Levi e requer um pouco mais de prática, mas realmente vale a pena!  
Os ingredientes que não forem de época podem ser substituídos tranquilamente, afinal, o grande charme de uma receita é o toque pessoal.
Bete'avon
PICADINHO DE MÚSCULO NA PRESSÃO
Ingredientes
1 kg de músculo cortado em cubos pequenos
4 dentes de alho amassados
4 tomates picados sem sementes
2 litros de caldo de legumes ou carne 
1 cebola picada
1 colher (sopa) de colorau
200g de abóbora madura 
4 espigas de milho 
4 bananas da terra (usadas para fritar)
6 quiabos (opcional)
6 maxixes (opcional)
3 cenouras cortadas 
3 talos de salsão 
1 maço de cheiro verde (salsinha e cebolinha)
sal e pimenta a gosto
azeite de oliva a gosto
pimenta vermelha (opcional)
1 xícara (chá) de farinha de mandioca fina
Modo de Fazer:
Tempere o músculo com sal, pimenta, um pouco de azeite, colorau, salsão, cebola, alho e tomate. Deixe-o marinando num refretário por oito horas na geladeira.
Corte as espigas de milho e a banana  em pedaços pequenos (4). Corte também as bananas em pedaços pequenos e cozinhe-as separadamente. (Reserve).Retire as pontas dos quiabos e maxixes e cozinhe com a abóbora por três minutos. Escorra e coloque-os em água fria até que esfriem. Escorra novamente e reserve.
(se desejar tirar o visco do quiabo, deixo por alguns minutos em água com limão)
Preparo: Numa panela de pressão, coloque o azeite de oliva em quantidade suficiente e deixe aquecer por alguns minutos. Em seguida, coloque aos poucos os pedaços de músculo para dourar com todos os ingredientes do marinado. Em seguida, quando todo músculo já estiver dourado, coloque o milho e a cenoura em pedaços, adicione o caldo de legumes e tampe a panela de pressão, deixando cozinhar por 40 minutos.Veja se a carne está macia e reserve.Se o milho não estiver cozido ainda, feche a panela de pressão e cozinhe por mais 15 minutos. Os outros legumes que foram cozidos separadamente por serem mais delicados e a banana devem ser misturados à carne e ao milho somente na hora de servir para serem aquecidos. Mas tenha cuidado para não desmanchá-los.Corte a salsinha bem fininha e, ao servir,  junte ao seu picadinho.
O Pirão1) Separe parte do caldo dos legumes suficiente para o número de pessoas. Um litro costuma ser suficiente para essa receita.  2) Numa panela grande, coloque o caldo de legumes que retirou do cozimento dos legumes e da carne, deixe ferver bem e, aos poucos, vá acrescentando a farinha de mandioca, mexendo bem para não encaroçar. Cozinhe até começar a soltar das bordas da panela. Sirva o seu pirão com os legumes e a carne que está na panela.
Acompanhamento: Arroz branco.
Sobremesa:
Salada de Frutas com Sorvete





Nenhum comentário:

Postar um comentário