sábado, 24 de março de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 52 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS E O ÊXODO
(Shemot/Êxodo 12:29 a 51)
(imagem extraída da internet)
Ao ver morto o próprio filho, Faraó soube que se cumprira a 10 praga, então, mandou chamar Mosheh e Aharon, dessa vez com temor, pedindo que saíssem o mais rápido possível do Egito junto com todo o seu povo e com tudo o que eles possuíam, para servirem ao seu Elohim bem longe do Egito. Faraó também pediu a Mosheh e Aharon ao sair, abençoassem a ele e ao seu povo.
Os egípcios estavam aterrorisados com a décima praga temiam que se o povo de Israel ficasse em Mitzrayim, todos os mitzraítas morreriam, por isso, ajudaram os israelitas dando a eles objetos de prata, objetos de ouro  e vestes, como lhes haviam pedido.
Como vimos na Sedrah anterior, "seguindo as instruções de YHWH a Mosheh", cada família fez uma última refeição em casa, antes da longa viagem que fariam pelo deserto. Comendo do cordeiro assado, dos  pães sem fermento (matzah) e  das ervas amargas,  e saindo apressadamente de Mitzraim/ Egito, rumo à Terra Prometida por Elohim. 
A partir desse momento, esse alimento passou a ser um memorial,  representando um tempo de libertação e esperança para todos os israelitas.
Esse memorial deveria ser mantido pelo povo de YHWH por todas as gerações, para lembrá-los que assim como no passado Ele libertou o Seu povo do cativeiro e caminhou com ele no deserto, e os protegeu e supriu, até hoje, Ele caminha com aqueles que cumprem as Suas Miztvot.
Através do sangue do cordeiro, colocado sobre os umbrais das portas dos israelitas e de todas aqueles que creram, YHWH livrou-os da décima praga - a morte dos primogênitos!

Para o Povo de Elohim, o Pessach / Páscoa é o memorial da saída dos israelitas de Mitzrayim / Egito, da libertação do jugo da escravidão e da aliança de YHWH com Seu povo através da Torah!
oooOooo
ATIVIDADE
(Vamos pintar, recortar e colar a parte que falta?)




Nenhum comentário:

Postar um comentário