sábado, 3 de março de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 51 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

Shalom, Yeladim!

A Sedrah anterior (50) termina com Mosheh dizendo a Faraó para deixar ir de sua terra os Israelitas, caso contrário, todos os primogênitos na terra de Mitzayim/Egito morreriam, desde o seu primogênito, os primogênitos das servas e até os primogênitos dos animais. E, para que os sinais e maravilhas de YHWH se multiplicassem, como predito, o coração de Faraó permaneceu endurecido.

O PESSACH 
(Shemot/Êxodo 12:1 a 28)
A Sedrah desta semana inicia com YHWH dando instruções muito especiais a Mosheh e Aharon, dizendo:- "Este mês será considerado por todos os Israelitas "o primeiro dos meses do ano. Diga a todo o povo de Israel que, ao 10o. dia deste mês cada família separará um cordeiro sem defeito, macho e de um ano e o guardará até o 14o.dia. Ao entardecer desse dia, tomarão o cordeiro e o imolarão". (Para que o animal não sofra, a forma bíblica/kasher utilizada é fazendo um corte rápido na  a garganta).
Mosheh e Aharon prestaram muita atenção a cada detalhe descrito por HaShem.
E YHWH continuou:"Em todas as casas onde o cordeiro for degolado, pegarão o seu sangue e o colocarão em ambos os lados do batente da porta e na parte de cima."
"Nessa mesma noite, comerão da carne do cordeiro assado no fogo, com pães sem fermento (ázimos) e com ervas amargas". 
Certamente Mosheh ficou imaginando:- "E se a gente não conseguir comer tudo, até de manhã?".  Foi quando o Eterno falou:- "Se sobrar alguma coisa pela manhã, coloquem no fogo para queimar. E comam apressadamente, como se já estivessem de saída; com os cinturões nas cinturas, os sapatos nos pés e os cajados nas mãos; este é o Pessach/Páscoa de YHWH"
E continuou:- "Porque na noite do 14o. dia passarei pela terra de Mitzrayim/Egito, e tocarei em todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais e eles morrerão; e vou desmascarar todos os falsos deuses do Egito; Eu sou o YHWH".
"E esse dia vocês devem lembrar para sempre, e comemorar como Festa ao Senhor; por todas as gerações festejareis, eternamente".
E disse mais o Senhor:- "Durante sete dias vocês devem comer pães sem fermento e logo no primeiro dia tirarão todo fermento de suas casas e,  qualquer que comer quaisquer coisa com fermento (levedo), entre o primeiro e o sétimo dia, não será considerado Povo de YHWH; isso será válido até para o visitante que estiver na sua casa".
Hummm ... Isso é muito sério! (Deve ter pensado Mosheh).
E Elohim continuou:- "E no primeiro e no sétimo dia das festividades, todos deverão se ajuntar e ninguém deve trabalhar; a única coisa que poderá ser feita é a comida; nada mais".
Recebidas as ordens de YHWH, Mosheh mandou chamar todos os chefes do povo de Israel e passou para eles tudo aquilo que o Senhor tinha transmitido, e ordenou:- "Peguem um cordeiro para cada família, seguindo as instruções dadas por YHWH para o Pessach/Páscoa".
"Faça uma espécie de vassourinha com ramos de planta, molhem no sangue derramado na bacia, e passem nas laterais da porta e na parte de cima; e ninguém saia para fora de casa até o dia amanhecer. Porque YHWH passará para tocar nos egípcios; e, ao ver o sangue nas portas das casas de vocês, não deixará o destruidor entrar".
E não se esqueçam:- "Essas instruções que estou dando devem ser obedecidas por todas as gerações, para sempre".
Outra coisa:- "Quando já estiverem na Terra Prometida e seus filhos perguntarem: 'Que Festa é essa?' Simplesmente respondam:-  Esta é a celebração do Pessach de YHWH, que "passou" as casas dos filhos de Israel no Egito, feriu os egípcios, e livrou os nossos primogênitos".
Nesse momento, o coração do povo encheu-se  de tanta gratidão, que eles se prostraram no chão.
"E os filhos de Israel foram fazer tudo conforme o Senhor havia ordenado através de Mosheh e Aharon".
oooOooo

ATIVIDADE:


(Atividade para pintar)

Responda:

1.  Você seria capaz de lembrar que instruções foram dadas por Mosheh ao Povo de Israel?

2.  Quantos dias devemos comemorar o Pessach?

3.  Pessach significa "passagem", por quê?

4.  Que animalzinho deveria ser sacrificado?

5.  O nome hebraico para "pão sem fermento" é _____________.









3 comentários: