sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 49 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

Shalom, Yeladim!

A Sedrah anterior (48) termina com as duas primeiras pragas: "As águas transformadas em sangue e A invasão de rãs" que os mágicos do Faraó "imitaram", mas, não conseguiram reverter o encanto. Então, Faraó pede a Mosheh e Aharom que orem a YHWH por ele por seu povo, para acabar com aquela praga. Porém, assim que as rãs desapareceram,  Faraó quebrou a promessa e recusou-se a deixar os filhos de Israel irem celebrar a YHWH.
Shabat Shalom!

PRAGAS: PIOLHO, MOSCAS, PESTE, SARNA E GRANIZO
(Shemot/Êxodo 8:16 a 9:35)

Elohim disse a Mosheh para ordenar a Aharon que golpeasse com seu cajado o pó da terra: e assim que ele o fez e piolhos vindos do solo cobriram todo o chão. 
Os magos do Faraó tentaram, com seus encantamentos, novamente imitar, mas, desta vez não conseguiram. E disseram a Faraó:- "verdadeiramente, isso é o dedo de Elohim"
Homens e animais sofreram muito com essa terrível praga, no entanto, o faraó endureceu o coração e permaneceu determinado a manter os filhos de Israel no cativeiro, como YHWH tinha dito.
Falou o Senhor a Mosheh: "levanta-te pela manhã e vai até a margem do Nilo e fala a Faraó que deixe meu povo ir, caso contrário, enviarei enxames de moscas sobre ele, sobre os seus servos, e sobre todo o povo; e até suas casas se encherão destes enxames. Mas o Meu povo não será tocado, nem suas casas, nem suas terras".
E assim fez YHWH.
Então, chamou o Faraó a Mosheh e Aharon e lhes disse:- "ofereçam sacrifícios ao seu Elohim aqui mesmo, nesta terra".  Mas, Mosheh respondeu:- "se fizermos nossos sacrifícios ao nosso Elohim em suas terras os egípcios podem nos apedrejar por causa de seus deuses, além disso, devemos obedecer somente o que YHWH nos ordenar".
Mais uma vez pediu Faraó:- "Então, orem ao seu Elohim para tirar as moscas, que deixarei vocês irem fazer as ofertas ao seu Elohim".
Saindo da presença do Faraó, Mosheh orou ao Eterno e o Senhor fez conforme a palavra de Mosheh e tirou os enxames de moscas do Faraó, dos seus servos e do seu povo; não ficou uma sequer!
Mas, ainda esta vez, Faraó não deixou ir o povo. 
Então HaShem mandou uma peste que matou a maioria dos animais domésticos dos egípcios. Todos os rebanhos dos campos e até os animais que eles adoravam como deuses foram vencidos pela praga! Porém, os animais dos israelitas totalmente imunes. Outra vez Faraó prometeu deixar os hebreus irem para o deserto, com a condição que não fossem muito longe, outra vez voltou atrás em sua palavra. 
A sexta praga foi tão dolorosa e abominável que atingiu o povo do Egito com horror e agonia. YHWH ordenou a Mosheh que pegasse cinza da fornalha e a jogasse em direção ao céu. Quando as cinzas cairam, bolhas estouraram na pele dos homens e animais de todo Egito. Até os magos foram contaminados por aquela sarna, que não conseguiam fazer nada.
Ainda assim, Faraó teve seu coração endurecido e não permitiu que o povo partisse. Mosheh anunciou, então,  ao rei que, por sua desobediência, YHWH iria mandar uma tempestade de granizo (chuva de pedras), com violência nunca vista, que assolaria a terra; nenhum ser vivo, nenhuma árvore ou arbusto escaparia à tamanha fúria; o único lugar para se proteger seria dentro das casas. Portanto, aqueles que acreditassem e estivessem temerosos deveriam ficar dentro de casa e colocar os animais em abrigos. 
Ao estender seu cajado para o céu, YHWH mandou trovões e chuva de granizo como nunca visto, destruindo tudo. Então o Faraó mandou chamar Mosheh e Aharon e reconheceu que tinha pecado. "O Senhor é justo," disse ele, "Suplique ao Senhor, para que não haja mais granizo, pois isso já é demais; e eu os deixarei sair." 
Mosheh replicou: "Quando eu sair da cidade, elevarei minhas mãos ao Senhor; o trovão cessará, e não haverá mais granizo, e você saberá que o Elohim dos Hebreus é o Senhor da terra." 
Assim ocorreu, mas logo após, o Faraó ficou novamente irredutível.
(Vamos descobrir quais são essas 3 pragas?)


Até agora, aprendemos sobre 7 pragas:


1)  Quais sãos elas? __________, __________, __________, __________, __________, __________,   ___________

2)  O que os magos do Faraó disseram quando não conseguiram imitar o que fez Mosheh?  "Verdadeiramente, isso é ___________________"

3)  Porque somente os egipcios e seus animais foram atacados pelas pragas? _____________________

4)  Diga o nome de 3 animais que os egípcios adoravam:
_________________,  __________________,  __________________, etc.
oooOooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário