sábado, 11 de fevereiro de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 48 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

Shalom, Yeladim!

A Sedrah anterior (47) termina quando Mosheh e Aharon mostram prodígios (milagres) da parte de YHWH, os magos "imitam" seus feitos e, novamente, o coração de Faraó se endurece e não lhes dá ouvidos, como Adonai/Senhor tinha dito.
Shabat Shalom!
MOSHEH E OS SINAIS DE ELOHIM PERANTE FARAÓ
(Shemot/Êxodo 7:14 a 8:15)

(Primeira praga: sangue nas
águas do Nilo)
Esta semana, nossa história começa com o Eterno dizendo à Mosheh: "Mosheh, pela manhã, vá até a beira do Nilo e quando Faraó chegar, diga a ele: 'YHWH, o Elohim dos hebreus, me mandou te dizer que até agora não Lhe deste ouvido, e não  deixaste o Seu povo serví-lo no deserto. Portanto, diga a Aharon para tocar as águas do rio com seu cajado e elas  se tornarão em sangue. Os peixes morrerão e o rio vai cheirar muito mal. E não só o rio, mas as lagoas, represas e até a água que eles beberem em suas casas".
O Rio Nilo era sagrado para os egípcios. Dele tiravam todo o seu sustento, irrigavam suas plantações e supriam suas casas.
Mosheh e Aharon fizeram como O Senhor lhes havia ordenado e, por toda a terra do Egito, a água que vinha do Nilo se transformou em sangue.
Novamente, os magos de Faraó imitaram o que Mosheh e Aharon haviam feito, porém, não conseguiram reverter.
Para não morrer de sede, os egípcios tiveram de cavar poços perto do Rio Nilo, mas de suas águas não podiam beber. Mesmo assim, o coração do Faraó permaneceu endurecido. 
Passaram-se 7 dias e O Senhor disse a Mosheh: "vai novamente a Faraó e diga a Ele: 'YHWH manda dizer para deixar o povo dEle ir, senão, Ele vai castigar o Egito mandando praga de rãs. Elas virão do rio e entrarão nas suas casas, pularão nas suas camas, subirão nas suas panelas e ninguém terá sossego".
Então disse Mosheh a Aharon: "faça como mandou YHWH". E Aharon estendeu sua vara sobre as águas e por todo canto que se olhasse haviam rãs e mais rãs. Outra vez,  os magos de Faraó repetiram o feito de Aharon e novamente não foram capazes de reverter o encanto, o que tornou tudo pior.
Apavorado, Faraó mandou chamar Mosheh e Aharon e lhes disse: "peçam ao seu Elohim para acabar com a praga de rãs que está atormentando a mim e ao meu povo; então deixarei o povo ir oferecer sacrifícios a YHWH"
Então Mosheh disse: "Faraó, para que você saiba que não há outro como Elohim, diga que dia quer que YHWH acabe com a praga das rãs". E o Faraó respondeu: "Amanhã". "Que assim seja", disse Mosheh!
E saindo da presença do Faraó, Mosheh clamou ao Senhor para que tirasse as rãs de sobre o Faraó e de seu povo, como havia prometido.
YHWH fez, conforme o pedido de Mosheh e morreram as rãs que estavam nas casas, nos campos e nas cidades e, ajuntando-as, formavam grandes montes, que cheiravam mal.
Mesmo assim, quando se viu aliviado daquela praga, novamente o coração do Faraó ficou duro e, mais uma vez, como YHWH tinha dito, Faraó não ouviu o pedido de Mosheh e não deixou o povo partir.

(Segunda praga: rãs por 
todo Egito)

Nossa história fica por aqui, mas, que lição podemos tirar desta Sedrah?

1.  Será que YHWH sempre cumpre com as Suas promessas?
     Ler Yeshayahu/Isaias 55:11

2.  O que você faria no lugar de Mosheh? Oraria pelo Faraó?
       O que diz Matitiyahu 5:44?


oooOooo







Nenhum comentário:

Postar um comentário