sábado, 4 de fevereiro de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 47 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

Na Sedrah anterior YHWH consola Mosheh e o manda dizer aos filhos de Israel para confiarem, pois Ele, YHWH, mostraria grandes sinais e prodígios e faria com que Faraó os deixem sair do Egito.

MOSHEH E OS SINAIS DE ELOHIM PERANTE FARAÓ
(Shemot/Êxodo 6:10 a 7:13)

Novamente falou o Senhor a Mosheh, dizendo: "Vai, fala a Faraó, rei de Mitzrayim/Egito que deixe sair os filhos de Israel da sua terra, o Egito".
Mas, Mosheh respondeu: "Senhor, se nem o povo de Israel está acreditando em mim, como o Faraó acreditará? Acho que não sou bom com as palavras; se nem o povo de Israel me ouve, como o Faraó me ouvirá"?
Então, o Senhor disse a Mosheh: "Mosheh, não se preocupe! Você vai me representar perante o Faraó, e Aharon/Arão falará por você. Você dirá tudo o que Eu te mandar e Aharon, teu irmão, dirá ao Faraó que deixe os Filhos de Israel sair de Mitzrayim".
"Mas, como lhe falei, não será nada fácil, porque endurecerei o coração de Faraó, de modo que ele ficará bastante teimoso. Assim, poderei mostrar o Meu poder aos egipcios e através de sinais e miravilhas (milagres), tirarei o Meu povo de Mitzrayim e os egipcios saberão que EU SOU YHWH".
Assim, Mosheh e Aharon fizeram como O Senhor lhes ordenara.
Nessa época Mosheh estava com 80 anos e Aharon com 83 anos.
Outra vez falou, O Senhor a Mosheh, dizendo: "Quando Faraó disser a vocês, me mostrem algum milagre, você dirá a Aharon:- toma o teu cajado e joga na frente do Faraó, e o cajado de Aharon se transformará em serpente". 
Então Mosheh e Aharon foram até o Faraó, e fizeram como o Senhor lhes ordenara. Aharon lançou seu cajado diante de Faraó e diante dos seus servos, e seu cajado se tornou em serpente.
Faraó, então, mandou vir os sábios e encantadores do Egito e eles, também, fizeram seus cajados se transformarem em serpentes.
Porém, aconteceu uma coisa muito interessante,  cada vez que os encantadores  jogavam o cajado no chão e estes se transformavam em serpentes, a de  Aharon engolia uma a uma.
Mas, como o Senhor tinha dito, o coração de Faraó ficou endurecido e ele não deu ouvidos a Mosheh e Aharon e não deixou o povo partir.
oooOooo
O que aprendemos nesta Sedrah?

(figura para ser usada como atividade)
Assim como o cajado transformado em serpente ajudou Mosheh a ensinar aos egípcios sobre YHWH, Ele (YHWH) espera que você e eu façamos o mesmo. Todos podemos contar aos nossos amigos e parentes sobre o poder do Eterno; dizer que Ele sempre está ao nosso lado, cuidando de nós.
Vamos levar mais pessoas a conhecerem YHWH? Então, peça que Ele o ajude a falar dEle àqueles que  ainda não O conhecem, do mesmo jeito que Ele ajudou Mosheh e Aharon a falar dEle ao Faraó e aos egípcios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário