sábado, 28 de janeiro de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 46 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

MOSHEH, O POVO E FARAÓ
(Shemot/Êxodo 4:26 a 6:1)
 
Após conversar com seu sogro, Mosheh tomou sua família e partiram, fazendo uma longa viagem de volta a Mitzraim/Egito, através do deserto de Midiã. 

A certa altura do caminho, seu irmão Aharon veio ao seu encontro. Ambos se abraçaram e se beijaram. Aharon disse a Mosheh:- "Elohim me enviou para ajudar você. Falarei aos anciãos do povo tudo o que você me disse e todas as maravilhas que YHWH fez e iremos juntos falar com o Faraó".

Depois disso, Mosheh, Aharon e os anciãos do povo foram ao Faraó do Egito com a seguinte mensagem: "YHWH diz: Deixa o Meu povo ir para que Me celebre uma festa no deserto. Faraó respondeu: Quem é esse Elohim para que eu o obedeça? Eu não O conheço. Saim daqui. Não deixarei ir israelitas".

Então, naquele mesmo dia, o Faraó mandou seus capatazes e os vigias do povo deixarem de dar a palha que os israelitas juntavam ao barro para fazer os tijolos,  tornando seu trabalho ainda mais difícil.

Todos os dias os obrigavam a ir procurar palha e exigiam que fizessem a mesma quantidade diária de tijolos  e, se não conseguiam,  chamava-os de preguiçosos e mandava açoitá-los.

O povo, não aguentava mais tanto sofrimento, pediu aos vigias para ir conversar com o Faraó e dizer a ele que estava muito difícil ter de procurar a palha e ainda fazer a mesma quantidade de tijolos. Mas o Faraó ficou ainda mais irritado e disse aos vigias:- “digam àqueles preguiçosos para trabalhar! Quero a mesma quantidade de tijolos. Aquele que não cumprir será açoitado”.

Ao sair do Palácio do Faraó os vigias encontraram Mosheh e Aharon os esperavam e foram logo dizendo:- Mosheh, por quê vocês fizeram o Faraó ficar tão irado conosco? Por quê vieram com essa conversa de mandar deixar o povo ir adorar a Elohim no deserto? Por causa disso estão sendo maltratados!”

Mosheh ficou muito triste e clamou a YHWH-:”Oh! Elohim de nossos pais, porque me enviaste a este povo? Por quê me mandaste dizer que os livraria? Desde que fui falar ao Faraó ele têm sido  mais e mais maltratados. Por quê Elohim ainda não os livrou?".

YHWH respondeu a Mosheh:- “Não se preocupe, Mosheh. Você verá o que vou fazer ao Faraó. Quando Eu mostrar a ele o Meu poder, ele não só deixará vocês partirem, como ficará muito feliz em mandar vocês embora".
(figura para ser ampliada e pintada)

Bom ... a Sedrah desta semana termina por aqui, mas, deixa-nos algumas perguntas:-


1.  O que você acha que vai acontecer ao Faraó?  
2.  Será que ele vai ser convencido a deixar o povo partir?  
3.  Se você estivesse no lugar de Mosheh, iria confiar na Palavra de Elohim? 
oooOooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário