sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CICLO TRIENAL LE YELADIM - SEDRAH 45 (LEVANDO A TORAH AOS PEQUENINOS)

O CHAMADO DE MOSHEH/MOISÉS 
(Shemot/Êxodo 3:1 a 4:17)
Mosheh/Moisés cuidava das ovelhas de seu sogro Yitro/Jetro. Certo dia, atravessou o deserto e levou o rebanho para o outro lado - até o monte Sinai.
Ali o Malach/Anjo de Elohim apareceu a ele no meio da chama em um espinheiro (sarça), porém, o espinheiro não se consumia.

E ele pensou: “Que estranho! Vou olhar mais de perto.”Quando YHWH viu que Mosheh se aproximava, ele o chamou do meio da sarça e disse:Mosheh! Mosheh!Estou aqui!- respondeu ele.YHWH disse:- Fique onde está e tire as sandálias, pois a terra/éretz que está pisando é sagrada / kadosh. E continuou:

—"Eu sou" o Elohim dos seus pais, o Elohim de Avraham, de Yitzchak e de Ya'akovEntão Mosheh, temendo olhar para Elohm, cobriu o  rosto.
Então Elohim disse:Tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido seu pedido de socorro; estão sofrendo.
Por i
sso desci para salvá-los das mãos dos egípcios e levá-los para uma terra boa e espaçosa; uma terra rica. Lá onde moram os Kena'anitas e outros povos.
Vou enviar você ao Faraó/Pharo para que liberte o meu povo, os israelitas.

Mosheh disse a YHWH:Quem sou eu, YHWH, para dizer para o Faraó deixar ir o povo de Yisra'El?
Elohim respondeu:Eu estarei com você! E quando estiverem livres, vocês virão me adorar neste monte; esta será a prova de que "Eu" o enviei.Então, Mosheh falou:Quando eu disser aos israelitas: “O Elohim dos seus pais me enviou a vocês, o que direi se eles perguntarem o Seu nome?Elohim disse: —"EHIYEH asher EHIYEH"/Eu Sou Aquele que Sou. E disse mais: —Você dirá:- Aquele que se chama EHIYEH/Eu Sou me enviou a vocês. Este é o Seu nome para sempre, e assim Ele será lembrado por todas as gerações.”Depois disse: Vá, reúna os chefes (anciãos) dos filhos de Yisra'El e diga que Eu, YHWH, o Elohim dos seus antepassados apareci a você e ordenei que lhes dissesse: “Eu vos visitei e vi o que os egípcios estão fazendo com vocês".
Eu resolvi tirá-los de Mitzrayim, onde estão sendo maltratados. E vou levá-los para uma terra boa e rica, a terra dos Kena'anitas/cananitas e de muitos outros povos.”
E continuou: —Eles  o ouvirão! Depois, vá com os chefes dos filhos de Yisra'El falar com o rei de Mitzrayim e digam a ele: “YHWH, o Elohim dos hebreus, apareceu a nós. Deixa-nos ir para o deserto, a uma distância de três dias de viagem para oferecermos sacrifícios a YHWH, nosso Elohim.”O rei do Egito não deixará vocês irem embora facilmente. Portanto, Eu vou usar o Meu poder e farei coisas terríveis contra os mitzraitas. Depois disso, o rei deles deixará vocês partirem.
—Eu farei com que os egípcios respeitem vocês. E, quando vocês saírem, não irão de mãos vazias.

Cada mulher israelita deverá pedir às mulheres egípcias suas vizinhas, ou àquelas que estiverem morando na casa dela que lhe dêem objetos de prata e de ouro e roupas com que vocês  vão vestir os seus filhos e as suas filhas. Dessa forma vocês tomarão as riquezas dos egípcios.
(figura para imprimir e pintar)



ATIVIDADE:

Perguntas:

1.  Onde Mosheh estava, quando foi chamado por HaShem? ____________________________
___________________________________
2. De que forma HaShem apareceu a Mosheh? ___________________________________
3. Que missão Mosheh recebeu do Eterno? ____
___________________________________

4. O que podemos aprender com a história desta semana? ____________________________

4 comentários:

  1. Gostei muito da historia, espero que os nossos pequeninos tb aprendam muito com ela.

    ResponderExcluir
  2. Espero que apreciem!
    Essa é uma das novidades para este ano.
    Lehitraot,
    Ya'el

    ResponderExcluir
  3. Shalom Ya'el,

    Excelente iniciativa!!! Vai nos ajudar muito!!!

    Será que consigo responder a resposta no nível dos Yeladim?!?!?!?! rsrsrs

    YM

    ResponderExcluir
  4. Shalom, Yossef!
    Peça uma ajudinha ao Dany rsrs
    Sds

    ResponderExcluir