quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CICLO TRIENAL - SEDRAH 39 (Semana de 4 a 10 de dezembro)

Torah: Bereshit/Gênesis 43:24 a 44:17
Tema(s): Yossef/José, sua taça e Benyamin
Haftarah: Melachim Beit/2 Reis 24 e 25; Yeshayahu/Isaias 39
Tema(s): O Exílio de Bavel
Shirim u’Chochmah: Tehilim/Salmos 39; Cohelet/Eclesiastes 8
Tema(s): A Pequenez do Homem; A Sabedoria; A Obediência; A Iniquidade

PERGUNTAS
1 Texto: Bereshit/Gênesis 44:13 a 18“E aproximou-se Yehudah e disse...”O que representou o posicionamento sobretudo de Yehudah nesse episódio? Explique.

2 Texto: Bereshit/Gênesis 44:9 "Que aquele dos teus servos 'com quem for encontrada a taça morra' e, ao mesmo tempo, nós nos tornemos servos do meu senhor". Que outras passagens da Bíblia se assemelham a essa?!  Quais as consequências em cada uma e o que nos adverte as Escrituras a esse respeito?! 

 Leia Melachim Beit/2 Reis 24 e 25 e Yeshayahu/Isaias 39 e responda: O que o exílio Babilônico representou na vida de Am'Yisrael/Povo de Israel? Justifique.

4 Tehilim/Salmos 39:1 e 2 "Eu disse: ‘Serei cuidadoso em meu caminho, para não pecar com minha língua; amordaçarei minha boca na presença do iníquo’. Emudeci, silenciei de falar o bem e minha dor cresceu".  Que lição podemos extrair  desses dois versos?  

5  "Vi iníquos que em paz foram enterrados, sucedidos por seus filhos, enquanto justos que se foram são esquecidos na cidade onde aplicaram a sua justiça. Como também isto é frustrante!(Eclesiastes 8:10) O que é necessário ao homem para entender esse paradigma "Felicidade do iníquo e a desgraça do justo"?. Argumente bliblicamente.
 “Mavet v'chayim beyad halashon”

Nenhum comentário:

Postar um comentário