sexta-feira, 11 de novembro de 2011

HEBRAICO PARA CRIANÇAS (4) "CONHECENDO O ALEF BEIT"

Shalom, chaverim (amigos)
Estamos terminando o Alef Beit!

Mas, antes de conhecermos as últimas letrinhas, vamos recordar aquelas que aprendemos nas semanas anteriores.

Alef   (1)    Beit/Veit   (2)    Guimel   (3)     Dalet   (4)     
Hey   (5)     Vav  (6)     Zayin (7)     Chet (8)    Tet   (9)    
Yod  (10)    Kaf/Chaf  (20)     Lamed   (30)     Mem    (40)     
Nun  (50)    Samech  (60)    Ayin  (70)   

Muito bem! Agora que já relembramos as letrinhas aprendidas vamos conhecer a última série:
Olá, amigos! Eu sou o "Fei"  e tenho o som da letra "F", como em "feira, fita, etc", na língua portuguesa.
Quando recebo um pontinho no centro, sou chamado de "Pei" e tenho o som do "P", como em "pedra ou povo".  
Ao final das palavras eu ganho uma nova forma (que veremos mais adiante, nas próximas aulas).
Cada letra hebraica representa um números e eu sou o 80.


Agora, vamos repetir?  Fei (Fei) / Pei (Pei).


Meu nome é "Tsadi"  e tenho o som de "TZ".  No português não existe uma letra com som semelhante, mas, muitas vezes sou transliterada (reproduzida) como se fosse um "Z ou S".

Como numeral, represento o 90.

Repita comigo:  Tsadi (Tsádi)



Eu sou o "Kof"  e na lingua portuguesa tenho o som do "Q ou K", como em "queijo"ou em "quilometro, quilo".

Sou também o número 100.

Vamos repetir o meu som?  Kof (Kôf)




Eu sou o "Reish"      e tenho o som do "R" em inglês, como na palavra "red, rose, room". 
Mas, lembre-se, no português tenho o som do "R" que aparece no meio de palavras "caRo, maRé, etc", ok? 

Represento, também, o número 200.

Vamos repetir o meu nome?  Reish (Rêixi) ... Ficou esquisito?  É que no final termino com o som do ""ch ou x" do português.


Pessoal, eu sou a penúltima letrinha do Alef Beit. Se aparecer com um pontinho à direita, me chamam "Shin" . Você pode me encontram em palavras "shalom, shadai".  No português tenho o som do "Ch ou X", como em "chiclete, chupeta ou xícara, xereta".  Se o pontinho aparecer à esquerda eu sou o "Sin"e tenho o som do "S"no português.

Represento o número 300.

Repita comigo o meu som: Shin (Xín) /  Sin (Sín)



Sou o "Tav"  , a última letra do Alfabeto Hebraico e fui eternizada na Bíblia nas palavras de Yeshua: "Eu Sou o Alef e o Tav", mencionando a primeira e a última letras do Alef Beit.  Lindo, não é?

No português e em muitas línguas tenho o som do "T", como o "Tet".

Represento o numero 400.

Agora que você já me conhece, vamos repetir o meu nome?  Tav (Tav).

Pois é! Chegamos ao final desta primeira etapa da série "Conhecendo o Alef Beit" e,
para recordarmos todas as letrinhas, vamos acompanhar a musiquinha abaixo?
Espero, que tenham gostado! e deixem suas sugestões!

2 comentários:

  1. Shalom Ya'el,

    Ficou muito bom!!! Parabéns!!!

    E a musiquinha?!?!?! Ajuda muito... rsrsrsrs

    Shavuá Tov,

    Yossef Michael

    ResponderExcluir
  2. Shalom, Yossef!
    Espero que o Dani e a Rafa tenham aprovado rs ... Shavuá Tóv,saudades de vocês.

    ResponderExcluir