sábado, 29 de outubro de 2011

HEBRAICO PARA CRIANÇAS (3) "CONHECENDO O ALEF BEIT"

Olá, Pessoal!
Antes de conhecermos as novas letrinhas do Alef Beit, vamos recordar aquelas que aprendemos na semana passada?

Alef         Beit/Veit         Guimel         Dalet   

Hey         Vav          Zayin         Chet  
Fácil, não? Agora que já relembramos o nome das nossas letrinhas,  vamos conhecer mais algumas:

Olá, amiguinhos, eu sou o "Tet" Tenho o som do "T" na lingua portuguesa, como na palavra "televisão" e também em outras línguas, como o inglês, espanhol, alemão.
Sou a nona letra do Alef Beit e, portanto, represento o número 9

Agora que você já me conhece, que tal repetir o meu nome?

Tet (Têt) ... é isso aí!



E eu sou o "Yod" ,  a menor letrinha do Alef Beit, mas não menos importante! Na lingua portuguesa, tenho o som da vogal "i", como em "io-io" e, no inglês tenho o som é do "Y", como na palavra "you". 
Mas, posso iniciar palavras com as letras "I, J e Y", como Israel (ישראל), Jerusalém (ירושלים) ou  Yeshua (ישוע)


Sou a décima letrinha, portanto, represento o número 10.

Vamos repetir o meu nome?  Yod (Yód)


Meu nome é "Chaf"  .  Meu som também é mais forte e se parece com o "R" do início de palavras como "Rato" ou o som do "R duplo" como "teRRa", na língua portuguesa.
Quando apareço com um pontinho no centro me transformo no "Kaf"  e tenho o som da letra "K" como no inglês "King", ou o "C" da palavra "Café", em português.  Também mudo a minha aparência quando apareço no final das palavras.  
Sou a décima primeira letra do alfabeto e represento o número 20.

Repita comigo:  Chaf (Ráf).   E agora, Kaf (Cáf).  Muito bem!


 "Lamed" é o meu nome e tenho o som da letra "L" no português, como na palavra  "laranja".
Me diferencio das outras letrinhas porque, quando escrita, apareço sempre acima da linha.
Sou a décima segunda letrinha do alfabeto Hebraico e represento o número 30.

Vamos repetir o meu nome: Lamed (Lámed) - com o som de "lá" e não de "lã", ok? 



Meu nome é "Mem"  e na maioria das línguas tenho represento a letra "M", como na palavra "maçã", no português ou "man" em inglês.
Também ganho uma forma diferente quando apareço no final das palavras.


Sou a décima terceira letra do Alef Beit e represento o número 40.

Agora é só repetir:  Mem  (Mêm)



"Nun"    é o meu nome. Tenho o som do "N" na lingua portuguesa, como na palavra "navio" e também em outras línguas, como o inglês, espanhol, alemão. 

Quando apareço no final das palavras, também, ganho uma forma diferente.

Sou a décima quarta letra do alfabeto hebraico e, portanto, sou também o número 50.  

Já que aprendeu o meu nome, agora é só repetir:  Nun (Nún)


Eu sou a letra "Samech"  e às vezes sou confundida com o "Mem", mas, se reparar bem ... somos bem diferentes! Tenho o som do "S", como no inglês "summer" e, no português "S" do início de palavras como "Sapo" ou "SS" como em "paSSado".

Sou a décima quinta letra do Alef Beit e represento o número 60.

Agora é só repetir o meu nome: "Samech" (SâmeRR). Mais uma vez!



E eu sou a letra "Ayin"  .  Como o "Alef" eu sou uma letrinha muda, mas, com uma pequena ajuda,  posso ganhar o som das vogais (vamos ver mais adiante).  

"Ayin" em hebraico significa "olho". Ganhei esse nome porque, antigamente, eu tinha o formato de um olho.  

Sou a decima sexta letra do alfabeto hebraico e também o número 70.

Bom ... agora é só repetir: "Ayin" (Áin).
Por hoje é só!
Nos vemos na próxima semana.

5 comentários:

  1. Bevakashá (Por favor, desculpe) a empolgação!
    CORRIDIGIDA a sequência numérica das letras do Alef Beit.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico !!! Ainda não tinha visto nada mais didático e empolgante.

    ResponderExcluir
  3. Ao Eterno (Bendito seja), glória e louvor! Bj

    ResponderExcluir
  4. Linda iniciativa! Que Hashem o abençoe e que tu continues com esse ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom! Que os Yeladim possam aproveitar bastante... preparei com muito amor!

      Excluir