sexta-feira, 21 de outubro de 2011

HEBRAICO PARA CRIANÇAS (2) "CONHECENDO O ALEF BEIT"


Olá, pessoal!
Hoje vamos começar falando um pouquinho sobre o alfabeto hebraico ou "Alef Beit! 
O alfabeto hebraico é composto por 22 letras, cinco das quais ganham forma diferente quando aparecem ao final de uma palavra (mas, disso, falaremos mais tarde); tem duas letrinhas silenciosas (Alef e Ayin) e não possui vogais, ou seja, todas as letras são consoantes. 
Sabe por quê o alfabeto hebraico ganhou o nome de Alef Beit? Se você respondeu que é por causa das duas primeiras letrinhas, você respondeu certo!
O alfabeto hebraico é escrito da direita para a esquerda, ao contrário de línguas como a portuguesa em que se escreve da esquerda para a direita. É diferente, também, da maioria dos alfabetos porque é "alfa numérico", ou seja, cada letra representa um número. 
O "Alef" é a primeira letra do alfabeto e o "Tav"  é a última. 
E olha o que o Mashiach/Messias declarou em Guilyana/Apocalipse 1:8:  "Eu sou o Alef e o Tav, o princípio e o fim"Interessante, não é mesmo?


"CONHECENDO O ALEF BEIT"


Olá, pessoal! Meu nome é Alef (א) e sou a primeira letrinha do Alefbeit.  Sou uma letra silenciosa.  Mas, vou contar um segredinho: "quando acompanhada de alguns pontinhos, posso ganhar som de 'a, e, i, o, u' ".
Como algarismo, represento o número "1"


E agora, vamos pintar a letra "álef"?




Meu nome é Beit (ב), sou a segunda letrinha do Alefbeit.  Se você disse que tenho o som do  "B", como em "bebê", você acertou!
Mas, se ganhar um pontinho (בּ), eu me transformo no  Vet e ganho o som do "V", como em "veleiro"
Como algarismo, represento o número "2"

 E agora, vamos pintar a letra  "bêit"?


Meu nome é Guimel (ג) e sou a terceira letrinha do Alefbeit. Ganhei esse nome porque, antigamente, me parecia com um camelo = "gamal" (em hebraico). No português, me pareço com o "G", mas o meu som é de "Gue", como em "guitarra; guepardo".
Como algarismo, represento o número "3"

E agora vamos pintar a letra "guímel".




E eu me chamo Dalet (ד). Sou a  quarta letra do Alefbeit e  não tenho nenhum segredo. Na língua portuguesa, meu som é do "D", como na palavra " dedo". 
Como algarismo, represento o número "4" 

E agora, vamos pintar a letra "dálet"?



Meu nome é Hey (ה) e sou a quinta letrinha do Alefbeit. Ao mesmo tempo que me pareço com o "H" da língua portuguesa (heroi), tenho um som aspirado como no inglês (home);  um "r" bem fraquinho.  Sou uma letra misteriosa e posso aparecer no começo e  no final de palavras hebraicas.
Como algarismo, represento o número "5"
E agora, vamos pintar a letra "hêy"?


Pessoal, eu sou o "Vav" (ו). Isso mesmo: "váv"!
Sou a sexta letrinha do Alefbeit e sou uma letrinha muito interessante!  
Há momentos que me apresento como a consoante "V",  mas, dependendo da palavra, posso aparecer como as vogais "O" ou "U" da lingua portuguesa. 
Como algarismo, represento o número "6".

E agora, vamos pintar a letra "váv"?



Meu nome é Zayin (ז) e sou a sétima letra do Alefbeit. Tenho o som da letra "Z" na lingua portuguesa, como em "zebra".  Tenho a aparência de um machadinho, não é mesmo?

Como algarismo, represento o número "7"

E agora, vamos pintar a letra "zayin"?




Eu sou o Chet (ח), a oitava letra do AlefBeit. Me pareço com o "Hey", mas não vá nos confundir, ok?! O meu som é mais forte e se parece com o "R" do início de palavras como "Rede ou Remo" ou o som do "R duplo" que aparece no meio de palavras como "caRRo ou jaRRo", na lingua portuguesa.

Como algarismo, represento o número "8"

E agora vamos pintar a letra "chêt".


Por hoje, é só, amigos! 
Nos vemos na próxima semana.
lehitraot! (até lá!)

Nenhum comentário: